Sobre a educação grega, explique como era a educação dos meninos em ESPARTA desde o seu nascimento.
PFV ME AJUDEM RÁPIDO
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Esse famoso processo de educação militar de Esparta era chamado de agoge.
Em Esparta, as atividades eram todas voltadas para a guerra. (Não é para tanto que as crianças que nasciam com algum problema que impedisse suas atividades em confrontos, eram jogados em penhascos, afogados etc.)
Desde os 7 anos, eles já eram levados para os treinamentos bélicos, onde aprendiam os ensinos básicos militares, como manejo de armas e exercícios físicos para fortalecer o corpo, já com punições em praças públicas.
A partir dos 12 anos, eles entravam na segunda fase da agoge, onde aprendiam a lidar com cavalos, bigas e o manejo mais aprofundado de armas. Eles também passariam a receber pouquíssimos alimentos, o que os obrigava a caçar ou roubar (assim como geralmente ocorre nas guerras). Vale ressaltar que se eles fossem pegos roubando seriam punidos. Eles possuíam uma única roupa, que tinham que passar o ano todo (era uma roupa bem fina, com objetivo de eles passarem por extremos climáticos, para que eles estejam em sua melhor forma em todos os combates, independentemente do clima)
Aos 16 anos, chegava a última fase da agoge, onde eles aprendiam a realizar atividades coletivas, habilidades em grupo, o que, por fim, os transformava em hoplitas (guerreiros munidos de grandes escudos redondos, que com um forte senso de cooperação coletiva se organizavam em falanges. (falanges eram as principais formações de ataque e defesa dos espartanos, necessitando de uma proteção no campo de batalha entre todos os participantes)).
É importante lembrar que, apesar de não terem um treinamento tão rígido e forte, as mulheres também passavam por um processo de treinamento básico. (É por isso inclusive que as mulheres de Esparta eram consideradas mais belas e esbeltas que as de Atenas, por exemplo)
Espero ter ajudado e bons estudos!