Sobre a democracia no Estado Moderno e no Estado Contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a) A igualdade de direitos, com a proibição de tratamento diferenciado em razão de classes ou motivos econômicos, pode ser considerada uma das características da democracia do século XVIII.
b) A supremacia da vontade popular não é considerada uma característica da democracia do século XVIII, já que prevalecia os interesses do parlamento e dos representantes eleitos.
c) A flexibilização da liberdade individual, com o reconhecimento da interferência do Estado na esfera particular para atingir o bem comum, é mais uma típica característica da democracia do século XVIII.
d) A Paz de Vestfália, a Reforma Protestante e a Revolução Intelectual derivada do Renascimento representam as principais situações concretas que contribuíram para a ascensão do pensamento democrático.
e) A Declaração de Independência das treze colônias americanas, que viriam a se tornar, no futuro, os Estados Unidos da América, influenciou o pensamento democrático em razão do pensamento revolucionário e do reconhecimento de que nenhuma limitação pode ser imposta ao indivíduo, salvo pela lei elaborada pelo parlamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
Resposta:
Letra A
Explicação:
São características essenciais da democracia do Estado Democrático do século XVIII:
(a) a supremacia da vontade popular, com a possibilidade de participação do povo na tomada de decisões do governo;
(b) a preservação da liberdade, com o reconhecimento de direitos e a não interferência do Estado na esfera particular; e
(c) a igualdade de direitos, com a proibição de tratamento diferenciado em razão de classes ou motivos econômicos.
Os representantes políticos, aliás, concretizam a supremacia da vontade popular. Além disso, contribuíram: a Revolução Inglesa, que testemunhou a ascensão das cartas dos direitos com, por exemplo, o Bill of Rights (1689) e a Declaração de Independência das 13 colônias americanas, que viriam a se tornar, no futuro, os Estados Unidos da América (1776) e que implicou na afirmação do poder político e da supremacia do povo, e também a Revolução Francesa, que foi o lugar propício para reconhecer que nenhuma limitação pode ser imposta ao indivíduo, salvo pela lei, que é expressão da vontade geral da nação (1789).