História, perguntado por andrademoreira, 1 ano atrás

Sobre a Crise e Queda do regime monarquico no Brasil:
a)Setor da sociedade que possuia o controle politico do imperio e interesses que defendia.
b)Setores interessados na substituição do governo imperial por um governo republicano.Razoes desses interesses.
c)Principal ideia defendida pelos republicanos.
d)Razoes do crescimento do ideal republicano a partir de 1870.
e)Relação entre a lei Aurea e a multiplicação dos clubes republicanos.
f)Questao religiosa
g)Questao militar

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloguerra
2
A-O setor dominante eram os ricos cafeicultores que defendiam ainda a mão de obra escrava
B-Os liberais,que iniciaram uma série de revoltas sociais,e tinham os interesses de libertar o Brasil ainda dos laços portugueses
C-Visavam desarticular a monarquia pelo fim da ordem escravocrata,que era um dos sustentáculos da monarquia,além disso o surgimento de novos atores políticos no Brasil ávidos para ampliar a participação no governo.
D-As revoltas sociais que foram causadas pela constituição da mandioca e da negligencia do governo para com a economia brasileira,também por causa da guerra do Paraguai.
E-Com a lei caiu um dos maiores sustentáculos do governo monárquico,e fez com que a ideia republicana se difundisse ainda mais pelo país.
F-A igreja rompeu com o governo a partir do momento em que as ordens do papa não eram cumpridas aqui no Brasil,porém alguns bispos decidiram por si próprios que iriam sim seguir as ordens e excluíram os maçons da igreja católica,porém membros da alta influência no Brasil era maçons e com isso houve o rompimento pois o Rei mandou prender esses bispos que excluíram os maçons.
G-Os militares do Exército estavam descontentes com a proibição, imposta pela monarquia, pela qual os seus oficiais não podiam manifestar-se na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da guerra. Os militares não possuíam uma autonomia de tomada de decisão sobre a defesa do território, estando sujeitos às ordens do imperador e do Gabinete de Ministros, formado por civis, que se sobrepunham às ordens dos generais. Assim, no império, a maioria dos ministros da guerra eram civis.

pauloguerra: espero que tenha ajudado
andrademoreira: mt obg!!
pauloguerra: disponha sempre :)
Perguntas interessantes