História, perguntado por glorialindastep9sgjg, 9 meses atrás

Sobre a crise da República e o surgimento do Império Romano, é correto afirmar que: a) foi ocasionada pelo êxodo rural e pelas crises de abastecimento, que geraram conflitos civis e constantes convocações de ditadores, generais e triunviratos. b) foi ocasionada por causa do descontentamento dos plebeus frente ao monopólio da política nas mãos das elites patrícias, e, frente a isso, os plebeus passaram a reivindicar seus direitos, recusando-se a fazer parte do exército. c) foi ocasionada por causa da expansão territorial romana para fora da península Itálica. A conquista da supremacia no mar Mediterrâneo despertou a hostilidade dos cartagineses, que acabaram contribuindo para a instabilidade da República. d) foi ocasionada em função da revolta liderada pelo gladiador Espártaco, que organizou uma rebelião escrava com a finalidade de tornar-se imperador.

Soluções para a tarefa

Respondido por Felipeseminario123
29

ART!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ad gloriam Romam!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta:

Letra a) Foi ocasionada pelo êxodo rural e pelas crises de abastecimento, que geraram conflitos civis e constantes convocações de ditadores, generais e triunviratos.

Explicação:

Roma estava sendo regida por uma república orientada pelos "Patrícios"(Ricos e responsáveis pela política), com suas conquistas mantinham grandes riquezas. No entanto os  "Plebeus" ( parcela da sociedade produtora e mercantilista), passavam por grandes dificuldades devido a decadência agrícola que estava acontecendo, e com o fracasso da Reforma Agrária dos irmão Graco, que consistia na divisão das terras e a criação de colônias para camponeses em região ultramarina, afetou a estrutura romana.

Esse fatores deram início a revolta interna em Roma, o "povo"( clientes, plebeus, escravos),  fez sua petição para a passagem para o imperialismo , contudo não foram escutados pela república, então os produtores e consumidores de maior escala ameaçaram a república romana com o êxodo para outras regiões porque passavam fome, e então a república não podendo mais controlar a situação cedeu e surge daí o Império Romano.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bons estudos !

Respondido por litorsouza
15

A crise que ocasionou a queda da República Romana e permitiu o surgimento do Império Romano está associada ao êxodo rural, a crises alimentares e conflitos civis. Portanto, está correta a alternativa a.

Após a falha tentativa de reforma agrária dos irmãos Graco, a produção agrária da República Romana começou a apresentar queda, colocando em situação de dificuldade diversos civis que iniciaram revoltas contra o Estado.

Os plebeus, como eram chamados os indivíduos das classes mais baixas da população, chegaram a redigir um documento solicitando a instauração de um regime imperial.

Após ignorados pelo Estado, os indivíduos que desejavam um império, decidiram então pressionar o governo com a ameaça de um êxodo em massa, o que acabou levando a república a ceder.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/42813547

Anexos:
Perguntas interessantes