História, perguntado por filipealves4, 1 ano atrás

Sobre a conquista da Ásia e da África, explique a corrida para serem grandes potências:

Soluções para a tarefa

Respondido por rayane7336
0
No século XIX países europeus partilharam o continente africano entre si e disputaram as colônias com o interesse: 

- nas riquezas naturais: ouro, cobre e diamantes. 

- nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo (ex:Egito) para garantir o acesso a navegação e ao comércio marítimo. 

A corrida imperialista tem início com a ocupação da Argélia, Tunísia e Marrocos pela França. A Inglaterra imediatamente iniciou também seu avanço. Com a unificação da Itália e Alemanha também entraram na corrida imperialista. 

Com o propósito de oficializar a partilha das colônias africanas entre os países colonizadores foi realizada a Conferência de Berlim. O primeiro-ministro alemão Bismarck reuniu em Berlin representantes das principais nações européias para discutir a ocupação do território africano. 

Ficou estabelecido que o território pretendido deveria ser ocupado pelo colonizador e as demais nações deveriam ser notificadas para se evitar conflitos. O resultado da colonização para os africanos foi que os países europeus praticamente arruinaram com as estruturas que existiam na África antes da colonização, como: 

- A economia agrícola que era auto-suficiente, voltada ao consumo da população, passou a servir aos interesses dos colonizadores; 

- Terras cultiváveis foram apropriadas pelos investidores europeus, os latifúndios (grandes propriedades) passaram a produzir um único produto (monocultura) que interessava ao mercado externo; 

- Produtos de consumo da população local foram substituídos por aqueles que davam lucro ao mercado internacional; 

- Exploração dos produtos tropicais era realizada com finalidade de obter lucro; 

- Mão-de-obra era abundante e barata para os colonizadores; 

- Potências européias encontraram no Continente africano uma enorme fonte de riquezas. 


Através dessa comparação podemos perceber que esses países exploraram territórios muito maiores que seus próprios países. O Sudão, foi explorado durante todo século XIX, somente em 1956 ele consegue sua independência do domínio inglês. 

Conseqüências do domínio inglês no Sudão: 
- Desigualdades sociais; 
- Pobreza; 
- Dificuldades de desenvolvimento econômico e social, etc. 
Perguntas interessantes