Português, perguntado por Grazyellasantos5857, 11 meses atrás

Sobre A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, é correto afirmar: a) A descrição do espaço parisiense no romance retrata exclusivamente o submundo de uma metrópole do final do século XIX e revela as contradições do processo de urbanização. b) O romance, cuja primeira edição é de 1901, faz uma apologia da vida urbana e do desenvolvimento técnico que marcaram o final do século XIX nas grandes cidades europeias. c) No romance, Zé Fernandes é uma personagem secundária que ganha importância no desenvolvimento da narrativa, ao apresentar a “seu Príncipe”, Jacinto, a luxuosa Paris. d) No romance, é das rendas provenientes de propriedades agrícolas em Portugal que provém o sustento da cara e refinada vida de Jacinto em Paris. Para as questões 12 e 13, considere os versos abaixo dos poemas “Sentimento do mundo” e “Noturno à janela do apartamento”, de Carlos Drummond de Andrade, ambos publicados no livro Sentimento do mundo. esse amanhecer mais noite que a noite. (Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.12.) Silencioso cubo de treva: um salto, e seria a morte. Mas é apenas, sob o vento, a integração na noite. Nenhum pensamento de infância, nem saudade nem vão propósito. Somente a contemplação de um mundo enorme e parado. A soma da vida é nula. Mas a vida tem tal poder: na escuridão absoluta, como líquido, circula. Suicídio, riqueza, ciência... A alma severa se interroga e logo se cala. E não sabe se é noite, mar ou distância. Triste farol da Ilha Rasa. (Idem, p. 71.)

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
1

Olá,

Em A cidade e as Serras, escrito por Eça de Queirós, especificam que após a partida de Jacinto Galeão para  a França, todos proventos da família vem das fazendas e cortiços.


No romance, a vida aristocrática é mantida pelos lucros obtidos com as plantações e aluguéis dos cortiços.


Uma curiosidade sobre A cidade e as Serras é que o romance foi publicado após a morte do autor, por isso não é uma obra acabada, já que Eça de Queiroz sempre realizava revisões detalhadas após a conclusão de seus textos.


A alternativa correta é:


D) No romance, é das rendas provenientes de propriedades agrícolas em Portugal que provém o sustento da cara e refinada vida de Jacinto em Paris. 


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes