Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar: *
1 ponto
a) A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco.
b) Os colonos, nos primeiros tempos, estabeleceram contato com uma população indígena em constante nomadismo. Os portugueses, embora possuidores de conhecimentos técnicos mais avançados, tiveram que aceitar numerosos valores indígenas indispensáveis à adaptação ao novo meio. O legado indígena tornou-se um elemento da formação do brasileiro.
c) É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis.
d) A entrada de estrangeiros no Brasil era proibida pela legislação portuguesa no período colonial, mas isso não impediu que chegassem espanhóis entre 1580 e 1640, quando as duas coroas estiveram unidas; judeus (originários, sobretudo da península ibérica), ingleses, franceses e holandeses. Esporadicamente, viajavam para o Brasil cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães.
Soluções para a tarefa
A alternativa incorreta é: É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis - letra c).
Vamos aos dados/resoluções:
O motivo dessa afirmação ser diferente de todas as outras é porque os negros oriundos da África que foram escravizados eram trazidos ao Brasil com o intuito de servirem de mão-de-obra forçada em locais variados (O que acaba incluindo Plantações, Serviços Domésticos e afins) e como não possuíam direitos, não tinham possibilidade de mandarem nos imigrantes europeus.
E é possível pensar em um número exato de pessoas escravizadas, porém essa ela não está totalmente correta porque projeta uma contradição do sistema escravocrata, que além de ser completamente insalubre e humilhante, ainda não tinham domínio de seus corpos, sendo maltratados, estuprados, além das grandes jornadas de trabalho.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/8465924
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)
Período colonial brasileiro
A relação estabelecida entre colonizadores e indígenas se baseava no desprezo pela cultura do outro e pelo ímpeto de transformá-los em escravos para os trabalhos em nome da coroa lusa. Deste modo, está incorreta a alternativa b.
Ao chegarem no território brasileiro os europeus estabeleceram contato amigável com os nativos, transformando-se posteriormente em um contato conflituoso, dado o avanço constante da dominação lusa sobre o território e a imposição de práticas de sua cultura, como o cristianismo.
A cultura e o modo de vida indígenas foram suprimidos à medida que o domínio português se estabeleceu na região. Os nativos que conseguiam escapar do genocídio eram obrigados a se juntar aos jesuítas para servir à igreja.
Veja mais sobre indígenas e colonização:
https://brainly.com.br/tarefa/32446619
https://brainly.com.br/tarefa/43254736