Sobre a bancada do laboratório de ciências, há uma "caixinha de experimentos" que contém três tipos de bolinhas, sendo uma de vidro, uma de chumbo e outra de isopor. Nessa mesma bancada também se encontram: régua; provetas de plástico; funil; béquer; uma pequena balança, amostras de álcool, óleo e água destilada, e uma série de vidrinhos contendo diferentes substâncias químicas. Usando os materiais e instrumentos disponíveis sobre a bancada, como você procederia para: Explique como você procederia para medir a densidade de uma bolinha de chumbo?
Soluções para a tarefa
Usando o princípio de Arquimedes, podemos usar apenas a balança, régua, bolinha de chumbo, 1 bequer (onde caiba a bolinha) e água destilada (talvez com funil para facilitar encher o béquer) para determinar a densidade da bolinha de chumbo.
Pelo princípio de Arquimedes, o volume deslocado pela água equivale ao volume ocupado pela esfera.
Isto significa que se colocar a bola dentro de um béquer com água, o nível da água vai subir (e pode até derramar se o béque estiver muito cheio de água)
Podemos proceder com a experiencia da seguinte forma:
Primeiro passo: medir a massa da bolinha na balança
Segundo passo: Encher o béquer com água destilada em quantidade suficiente para cobrir a bola (mas sem encher muito para que não derrame quando colocar a bolinha).
Terceiro passo: Medir o volume medido (o próprio béquer tem uma "régua" em volume, geralmente mililitros)
Quarto passo: colocar a bolinha.
Quinto passo: Medir o novo volume.
Assim a experiencia está finalizada.
Resta fazer as contas.
Calcule o volume da bolinha ao subtrair a leitura maior (de volume) pela leitura menor (de volume).
Com a massa dada pela balança, calcule a densidade através da equação