Sobre a anexação da Crimeia à Rússia é correto afirmar oque?
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:
a) Os resultados do plebiscito realizado na Crimeia revelaram que mais de 95% dos votos foram favoráveis à anexação.
b) Tropas da OTAN impediram a anexação, ocupando as base militares da Ucrânia na Península da Crimeia.
c) O parlamento russo vetou a anexação decretada pelo presidente Putin por considerá-la uma violação dos direitos da Ucrânia.
d) A anexação ocorreu mesmo diante das manifestações contrárias da maior parte da população da Crimeia.
e) As autoridades ucranianas tentaram evitar a anexação do seu território com ameaças do cancelamento de vendas de gás natural aos russos.
A alternativa A é verdadeira, pois os resultados do plebiscito, embora contestáveis, indicaram que 95% da população desejava a reintegração do território ao Estado Russo, o que pode ser motivado tanto por questões culturais como por questões de segurança.
A alternativa B é falsa, pois a anexação não foi impedida e continua até os dias atuais.
A alternativa C é falsa, pois o parlamento russo é favorável à reintegração do território da Crimeia ao Estado Russo.
A alternativa D é falsa, pois não houve grandes manifestações contrárias, embora uma parte da população seja de fato contrária ao processo.
A alternativa E é falsa, pois a Rússia possui enormes reservas de gás natural, não necessitando comprar gás ucraniano.
Resposta:
Explicação: A Crimeia é uma província semiautônoma da Ucrânia localizada na região sul do país, em uma península situada às margens do Mar Negro. Trata-se de uma zona que, apesar de fazer parte do território ucraniano, ainda possui fortes relações étnicas e políticas com a Rússia, sendo um dos principais entraves entre os dois países em âmbito diplomático.
O principal valor estratégico da Crimeia é, sem dúvida, a sua posição geográfica. A região representa uma saída importante para o Mar Negro, que é o único porto de águas quentes da Rússia. Isso significa que essa zona possui relevância tanto em nível comercial quanto no plano militar para os russos, por facilitar a movimentação de cargas e por garantir o controle do canal que liga esse mar ao Mar de Arzov.