Soberania, em seu sentido político ou jurídico, é o exercício da autoridade que reside em um povo e que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos. A soberania é uma autoridade superior que não pode ser restringida por nenhum outro poder e, portanto, constitui-se como o poder absoluto de ação legítima no âmbito político e jurídico de uma sociedade. A palavra soberania deriva da junção de dois fragmentos de raiz latina: super e omnia, que literalmente significam algo como poder supremo, no sentido de que não há poder superior ao “soberano”.
De acordo com o texto, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Para a maioria dos doutrinadores, o Estado é composto por três elementos básicos,os quais são soberania, povo e território. Sobre a soberania, igualmente a maioria dos doutrinadores afirma existirem aspectos fundamentais. Para eles, a soberania é ____________, isto é, não se admite a existência de duas ou mais soberanias sobre um mesmo povo e num mesmo território. Ainda, a soberania é ____________, o que significa que apenas um grupo político pode exercê-la plenamente. Também há de se considerar a soberania ____________, isto é, não existe possibilidade de, por qualquer critério, promover-se a cessão do exercício soberano. Por fim, a soberania é ____________ e assim o é na medida em que não se perder o exercício soberano por lapso temporal.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
una / invisível / inalienável / imprescritível.
b.
una / indivisível / inalienável / imprescritível. Correto
c.
una / indivisível / inalienável / incadenciável.
d.
una / indivisível / inalienável / indelegável.
e.
una / indivisível / impraticável / imprescritível.
RESPOSTA:
b) una / indivisível / inalienável / imprescritível. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
50
Auto Resposta
b) una / indivisível / inalienável / imprescritível. Correto
Respondido por
0
A alternativa correta sobre o conceito de soberania, no direito, é: "b) una / indivisível / inalienável / imprescritível.".
Para isso, é preciso compreender as características que colocam a soberania de um Estado.
Estado e soberania
A soberania de um Estado determina a capacidade de controle das instituições sobre as leis, regras e normas dentro de um determinado território.
Com isso, a soberania coloca a legitimidade do poder para uma instituição específica, dentro das características de sua unidade, indivisibilidade, além dos elementos do inalienável e do imprescritível, fundamentais para sua legitimidade.
Para mais sobre a soberania, leia: https://brainly.com.br/tarefa/582037
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás