Sob a República de Roma, ser cidadão era tanto um privilégio quanto uma ocupação. Assinale a afirmativa abaixo que melhor descreve essas condições:
Soluções para a tarefa
Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos tinham a obrigação de participar das cerimônias como sacerdotes.Resposta:
Explicação:
A república de Roma era caracterizada pela segregação por gênero e nacionalidade. Nesse sentido, a cidadania era exercida por uma pequena parte de pessoas, uma vez que mulheres, estrangeiros e escravos não exerciam. (Letra D).
Como era exercida a cidadania na Roma Antiga?
A Roma Antiga sofreu muita influência da política desenvolvida na Grécia. Nesse sentido, uma das primeiras formas de cidadania exercida era a participação por meio de debates e votações em praças públicas, na qual só participava quem era cidadão romano.
Para entender mais sobre cidadãos romanos: brainly.com.br/tarefa/53243414
#SPJ5
Complemento:
a) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.
b) Um privilégio porque os cidadãos eram dispensados de participar de incursões militares. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.
c) Um privilégio porque os cidadãos não precisam pagar impostos. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.
d) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos tinham a obrigação de participar das cerimônias como sacerdotes.
e) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, que tinha certos confortos e regalias, como receber salário e possuir mais escravos que o número permitido. Uma ocupação porque os cidadãos eram chamados a participar diretamente dos assuntos públicos, através de serviços administrativos e militares.