Sob a definição de patrimônio imaterial ou cultura imaterial encontram-se:
a) as lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade, desde que nunca transcritos e transformados em textos com autoria, processo que deslegitima a fonte original e interfere em seus significados para a comunidade.
b) o conjunto das edificações construídas no passado que estejam ameaçadas de deterioração e ainda não foram estudadas e tombadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico em algum dos seus âmbitos de atuação: municipal, estadual ou federal.
c) as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
d) as expressões e movimentos artísticos populares reconhecidos pelo Estado, excluindo-se as técnicas de artesanato e conhecimentos transmitidos oralmente, sobre os quais não se pode determinar um lugar e uma época de origem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Letra A
Explicação:
Podemos AFIRMAR que patrimônio imaterial é (são): ... As lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade, desde que nunca transcritos e transformados em textos com autoria, processo que deslegitima a fonte original e interfere em seus significados para a comunidade.
A alternativa A está correta.
O espaço municipal e estadual tem de promover políticas públicas para a proteção dos patrimônios culturais, sejam eles materiais ou imateriais, assim, um bom exemplo de proteção se dá através do IPHAN que registra cada um desses espaços sobre uma alta gama de normas para a manutenção e permanência do mesmo.
Os mecanismos de proteção do patrimônio cultural são aqueles que registram, protegem e realizam a manutenção de um espaço cultural considerado patrimônio. Ele é considerado material quando é tangível e imaterial como não tangível que se refere as manifestações populares.
Por isso, os instrumentos legais de proteção são:
- Os inventários;
- O tombamento;
- A vigilância;
- E por fim a preservação.