Considere o soneto a seguir, de Gregório de Matos: Descreve com galharda propriedade o labirinto confuso de suas desconfianças Ó caos confuso, labirinto horrendo, Onde não topo luz, nem fio achando; Lugar de glória, aonde estou penando; Casa da morte, aonde estou vivendo! Oh voz sem distinção, Babel* tremendo; Pesada fantasia, sono brando; Onde o mesmo que toco, estou sonhando; Onde o próprio que escuto, não o entendo; Sempre és certeza, nunca desengano; E a ambas pretensões com igualdade, No bem te não penetro, nem no dano. És ciúme martírio da vontade; Verdadeiro tormento para engano; E cega presunção para verdade. *Babel: bíblico, torre inacabada por castigo divino; quando de sua construção os homens viram seus idiomas se confundirem, gerando o desentendimento que os obrigou a se dispersarem. Por extensão, desentendimento, confusão. (MATOS, Gregório de.Poemas escolhidos.Seleção e organização: José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 219.) O soneto transcrito apresenta características recorrentes da poesia de Gregório de Matos e do período literário em que ele o escreveu, o Barroco. Acerca desse soneto, é correto afirmar: ►a) O poema descreve um labirinto e, de modo semelhante à imagem descrita, utiliza uma linguagem em que a ideia central só se apresenta no fim do texto. b) O poema se apropria de duas imagens, Babel e labirinto, com a intenção de tematizar um sentimento conturbado: a presunção. c) O poema se estrutura como um soneto típico, em que a ideia central está apresentada no primeiro quarteto. d) As figuras de linguagem utilizadas associam ideias contrárias, o que se contrapõe às imagens do labirinto e de Babel. e) O poema apresenta nos quartetos duas imagens concretas, dissociadas das abstrações apresentadas nos tercetos.
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Para responder este exercício, basta analisar as alternativas e achar a correta:
a) Correta. Como o texto carrega fortes características do Barroco, podemos perceber esse desenvolvimento temático.
b) Incorreta. A temática do poema não gira em torno da presunção, e sim em torno do ciúme e desconfiança.
c) Incorreta. A forma é de soneto típico (dois quartetos e dois tercetos). Entretanto, em um soneto típico, a ideia central costuma ser apresentada nos dois tercetos que encerram o poema.
d) Incorreta. "Labirinto" e "Babel" são apresentadas em caráter de semelhança, e não de oposição.
e) Incorreta. Há uma associação entre as imagens "labirinto" e "Babel" (dos quartetos) e as imagens "ciúme", "martírio", etc., (dos tercetos).
Logo, a alternativa correta é a letra (A), "O poema descreve um labirinto e, de modo semelhante à imagem descrita, utiliza uma linguagem em que a ideia central só se apresenta no fim do texto".
Para responder este exercício, basta analisar as alternativas e achar a correta:
a) Correta. Como o texto carrega fortes características do Barroco, podemos perceber esse desenvolvimento temático.
b) Incorreta. A temática do poema não gira em torno da presunção, e sim em torno do ciúme e desconfiança.
c) Incorreta. A forma é de soneto típico (dois quartetos e dois tercetos). Entretanto, em um soneto típico, a ideia central costuma ser apresentada nos dois tercetos que encerram o poema.
d) Incorreta. "Labirinto" e "Babel" são apresentadas em caráter de semelhança, e não de oposição.
e) Incorreta. Há uma associação entre as imagens "labirinto" e "Babel" (dos quartetos) e as imagens "ciúme", "martírio", etc., (dos tercetos).
Logo, a alternativa correta é a letra (A), "O poema descreve um labirinto e, de modo semelhante à imagem descrita, utiliza uma linguagem em que a ideia central só se apresenta no fim do texto".
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Resposta:
A
Explicação:
O poema descreve um labirinto e, de modo semelhante à imagem descrita, utiliza uma linguagem em que a ideia central só se apresenta no fim do texto.
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