Filosofia, perguntado por carlasander, 1 ano atrás

só faz sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Comente essa afirmação e dê exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por humbertobandei
1508
veja bem, se ela fez isso por que quis merece ser julgada, porém e se ela foi obrigada a fazer? obviamente não podemos culpa-lá, e sim a quem deu tal ordem.

ex:
o rapaz matou o outro fulano pois estava sobe a ameaça de ser morto se não o fizesse.
o rapaz foi obrigado se não morreria.
meu chefe mandou eu falsificar tal documento, se não eu seria demitido.


MegaFenix: Só pode-se julgar a pessoa se ela cometeu algum ato em liberdade pois se ela foi influenciada a fazer tal , a culpa não pende totalmente contra ela, por isso não é certo julga-la como a única culpada.
Respondido por EduardoPLopes
388

Só faz sentido julgar moralmente uma ação se foi praticada em liberdade na medida que a moral é o instrumento que deve guiar a decisão de praticar ou não determinado ato.

Ou seja, se uma ação não é objeto de uma decisão livre, não faz o menor sentido julgar se a ação foi moral ou imoral: ela não foi livre, existe em um universo que está totalmente excluído do universo de ações morais. Não é nem moral e nem imoral, mas amoral.

Por exemplo: se alguém decide agredir fisicamente outra pessoa, podemos dizer que a sua ação foi imoral, mas se a pessoa decide fazê-lo pois foi ameaçada, com uma arma, por alguém que a ordena a realizar a ação não faz sentido considerar que a ação, assim coagida, é ou não é moral.

Mais sobre a concepção clássica de moral em:

https://brainly.com.br/tarefa/12773955

Anexos:
Perguntas interessantes