História, perguntado por melinadametto117, 7 meses atrás

situações onde a democracia é ausente

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicabeatriz1123
1

Resposta:

As democracias podem ser classificadas quanto aos tipos diferentes, com base no modo como se organizam, e também podem apresentar diferentes estágios de desenvolvimento. Por isso, o termo é amplo e de difícil definição, pois o simples ato de dizer que “a democracia é o poder do povo" ou de associar democracia à prática de eleições não define o conceito em sua totalidade.

Podemos estabelecer três tipos básicos de democracia:

Democracia direta

É a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses. Não havia eleições de representantes. Havia um corpo de cidadãos que legislava. Os cidadãos reuniam-se na ágora, um local público que abrigava as chamadas assembleias legislativas, onde eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses. Cada cidadão podia participar diretamente emitindo as suas propostas legislativas e votando nas propostas de leis dos outros cidadãos.

Os cidadãos atenienses tinham muito apreço por sua política e reconheciam-se como privilegiados por poderem participar daquele corpo tão importante para a cidade, por isso eles levavam a sério a política. Os cidadãos preparavam-se, mediante o estudo da Retórica, do Direito e da Política, para as assembleias. Eram considerados cidadãos apenas homens, em sua maioridade, nativos de Atenas ou filhos de atenienses e livres. As decisões, então, eram tomadas por todos, o que era viável devido ao número reduzido de cidadãos.

Democracia representativa

É mais comum entre os países republicanos do mundo contemporâneo. Pela existência de vastos territórios e de inúmeros cidadãos, é impossível pensar em uma democracia direta, como havia na Grécia. Vários fatores contribuíram para a formação desse tipo de democracia, dos quais podemos destacar:

Sufrágio universal;

Existência de uma Constituição que regulamenta a política, a vida pública e os direitos e deveres de todos;

Igualdade de todos perante a lei, o que está estabelecido pela Constituição;

Necessidade de elegerem-se representantes, pois não são todos que podem participar;

Necessidade de alternância do poder para a manutenção da democracia.

Leia também: Direitos Humanos: o que são, artigos e como surgiram

As democracias representativas são regidas por constituições que estabelecem um Estado Democrático de Direito. Nessas organizações políticas, todo cidadão é considerado igual perante a lei, e todo ser humano é considerado cidadão. Não pode haver desrespeito à constituição, que é a carta maior de direitos e deveres do país, e os cidadãos elegem representantes que vão legislar e governar em seu nome, sendo representantes do poder popular nos poderes Executivo e Legislativo.

A vantagem desse tipo de organização política é a exequibilidade, e sua desvantagem é a brecha para a corrupção e para a atuação política em benefício do bem privado e não do bem público. Por ser um sistema em que a participação política não é exercida diretamente, mas por meio de representações, ele é chamado de democracia indireta.

A eleição de representantes políticos é a característica principal da democracia representativa.

A eleição de representantes políticos é a característica principal da democracia representativa.

Democracia participativa

Nem uma democracia direta, como era feita na Antiguidade, e nem totalmente indireta, como acontece com a democracia representativa, a democracia participativa mescla elementos de uma e de outra. Existem eleições que escolhem e nomeiam membros do Executivo e do Legislativo, mas as decisões somente são tomadas por meio da participação e autorização popular.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
1

Podemos dizer que a Democracia "está ausente" em todos os regimes ditatoriais ou que por alguma outra razão não tenham os representantes escolhidos por meio do voto. A Democracia também está "ausente" quando os direitos das pessoas não são respeitados, o que é particularmente comum nas partes mais pobres e vulneráveis do mundo.

O que é a Democracia?


A Democracia é o governo do povo, sendo a forma de governo na qual os representantes (governantes) são eleitos por meio do voto e governam em benefício dos seus eleitores. Surgiu ainda na Grécia Clássica e passou por muitas mudanças ao longo tempo.

Mais sobre a Democracia em:
https://brainly.com.br/tarefa/19395715

Anexos:
Perguntas interessantes