Situação: casal recém-divorciado não consegue entrar em acordo com relação à guarda dos filhos, um menino de 5 anos euma menina de 3 anos. A mãe quer permanecer com os dois filhos com visitas e fins de semana alternados com o pai, maseste quer a guarda das crianças, com o mesmo sistema de visitas e fins de semana alternados, pois julga a mãe negligentecom relação às crianças. Esta acredita que isto se deva ao ressentimento dele por ela ter solicitado a separação. Váriasconversas foram tentadas e não foi possível chegar a um acordo. O juiz solicita a intervenção de um psicólogo.O psicodiagnóstico que incluísse entrevistas e métodos projetivos poderia ser mais útil, neste caso, para(A)traçar um perfil de personalidade da mãe das crianças que permitisse confirmar ou descartar sua negligência.(B)avaliar a capacidade dos pais de lidar com fatores de sobrecarga emocional.(C)traçar um perfil de personalidade do pai mostrando a possibilidade ou o impedimento para cuidar de crianças.(D)definir presença de transtornos depressivos, associados aos comportamentos descritos.(E)relacionar a influência de distúrbios do pensamento sobre a percepção da realidade.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra B) avaliar a capacidade dos pais de lidar com fatores de sobrecarga emocional.
A intervenção profissional de um psicólogo tende a fornecer condições de reabilitação além de preservação e diagnose e não podemos esquecer do suporte psicológico dadas diferentes situações e cenários, tais suportes podem ser tanto individuais quanto grupais, por esse motivo cabe ao profissional utilizar de ferramentas específicas para cada avaliação, tais ferramentas podem ser, testes, técnicas psicológicas, entre outros.
Vale lembrar que algumas atividades psicológicas podem ser desenvolvidas através da interna. Porém, cabe ao psicólogo buscar profissionalizar o atendimento, esse casal deverá buscar um profissional para que o mesmo possa treinar as suas mentes para o futuro.
Bons estudos!
Resposta:
Avaliar a capacidade dos pais de lidar com fatores de sobrecarga emocional.
Explicação: