- SITUAÇÃO 4: Na "Clínica Terapias Naturais e Estética" são realizados diversos procedimentos que envolvem o uso de aparelhos elétricos. O profissional responsável pela clínica faz questão de atender às recomendações da Vigilância Sanitária e da Tecnovigilância, realizando a manutenção preventiva dos equipamentos em uso. No entanto, durante um atendimento que incluía o uso de um desses equipamentos, a paciente Vitória, 27 anos, reclamou de um desconforto, dizendo que o mesmo estava dando choque elétrico. Diante do ocorrido, discorra sobre os procedimentos que devem ser realizados com o prestador do socorro e com a paciente na ocorrência de choque elétrico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No atendimento a vítimas de choque elétrico, é necessário ter cautela e atenção às condições de segurança para não se tornar uma segunda vítima e evitar outros acidentes. Imediatamente, localize a fonte que está provocando o choque e desligue o aparelho da tomada ou a chave geral de energia. É muito comum que a vítima fique presa à corrente elétrica, portanto, não toque na vítima antes desligar a corrente. Caso contrário, você também poderá ser atingido pela descarga elétrica. Se não houver possibilidade de desligar a fonte de energia, afaste a vítima da fonte de eletricidade com um objeto seco não-condutor de corrente (como cabo de vassoura, bastão de borracha e tábua, objetos de madeira em geral). Atente-se também para os seus pés, verifique se eles não estão molhados e se o chão está seco, já que a água,
diferentemente da madeira, é excelente condutora de corrente elétrica. Depois de ter certeza que a corrente foi desligada, inicie os primeiros socorros à vítima: 1. Cheque o nível de consciência e seus sinais vitais (respiração e pulso). 2. Realize massagem cardíaca externa se a vítima estiver em parada cardiorrespiratória. 3. Verifique também se há queimaduras e realize os procedimentos nas áreas lesionadas. 4. Acione o serviço de emergência.
De fato, algumas vezes, o choque elétrico pode causar apenas um susto, mas dependendo da corrente elétrica, a vítima pode ir a óbito. Neste contexto, adote algumas condutas para evitar a ocorrência dessa situação: • Não mexa e não permita que alguém (especialmente crianças) toque na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos. Proteja as tomadas com protetores especiais ou esparadrapo. • Quando estiver com as mãos molhadas, não toque em aparelhos elétricos. • Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado de conservação, realizando manutenções preventivas.
• Não deixe fios elétricos à vista, tampouco desencapado. • Não sobrecarregue as instalações elétricas com vários utensílios ao mesmo tempo, utilizando, por exemplo, um “T” ou um “benjamim”, pois os fios podem esquentar e provocar incêndio. Página 107