Geografia, perguntado por beatrizmeloleg, 1 ano atrás

Site e descreva dois tipos de vegetação presente na oceania.

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloko123
2
Relevo : O relevo da Oceania é predominantemente plano, com altitude média de 210 metros. Ao oeste das montanhas está a Bacia Cental , uma planície de estepes e savana. Ainda mais ao oeste se encontram o Grande Deserto Gibson e o Grande deserto Vitória , onde se erguem os montes Musgrave e MacDonnell. No sudoeste fica a planície de Nullarbor. No território australiano encontram-se as planícies, bastante largas no norte, junto ao golfo da Carpentária e também no sudeste, próximo aos rios Murray e Darling. As montanhas que formam os Alpes Australianos localizam-se no leste e no sudeste, com altitudes modestas. A maior parte do país é formado por planaltos, geralmente baixos e relativamente planos.Na Nova Zelândia e Papua Nova Guiné há planícies, vales e grandes montanhas. O pico mais alto do continente é o monte Wilhelm com 4.509 metros em Papua Nova Guiné; as paisagens são notáveis por sua variedade e, em particular, por seu aspecto montanhoso. 

Clima: 
A Oceania é formada por uma variedade de climas, que em geral são quentes e secos com grandes variações. No norte predomina o clima tropical, com chuvas abundantes no verão. No sul é temperado. Nos desertos fazem muito calor durante o dia e muito frio a noite. As chuvas mais intensas ocorrem no leste, sudoeste, regiões subtropicais, com verões quentes e invernos amenos.

Vegetação: 
A vegetação e a fauna oceânicas contam com numerosas espécies peculiares à região. Na Austrália, a diversidade de climas determina uma gradação na flora, de floresta densa no litoral norte e nordeste e menos densa, latifoliada ou mista em seu litoral sudoeste, de clima temperado e úmido. Esse último tipo se encontra também na Tasmânia e na Nova Zelândia, com abundância de eucaliptos. A vegetação se degrada para o interior, formando savanas à medida que aumenta a aridez do terreno. Nas ilhas da Melanésia, Micronésia e Polinésia predomina a floresta tropical, além de coqueiros e bananeiras.A fauna oceânica, especialmente a da Austrália, devido ao isolamento, à colonização tardia e à escassa população, é rica em espécies particulares a esse continente. Destacam-se a presença de monotremados e marsupiais e a abundância de espécies de répteis e aves, muitas das quais só encontradas na Oceania. A colonização européia introduziu espécies da Eurásia, como o dromedário, o coelho e o búfalo asiático.
Respondido por Amandajessi
2
O relevo da Oceania é predominantemente plano, com altitude média de 210 metros. Ao oeste das montanhas está a Bacia Cental , uma planície de estepes e savana. Ainda mais ao oeste se encontram o Grande Deserto Gibson e o Grande deserto Vitória , onde se erguem os montes Musgrave e MacDonnell. No sudoeste fica a planície de Nullarbor. No território australiano encontram-se as planícies, bastante largas no norte, junto ao golfo da Carpentária e também no sudeste, próximo aos rios Murray e Darling. As montanhas que formam os Alpes Australianos localizam-se no leste e no sudeste, com altitudes modestas. A maior parte do país é formado por planaltos, geralmente baixos e relativamente planos.Na Nova Zelândia e Papua Nova Guiné há planícies, vales e grandes montanhas. O pico mais alto do continente é o monte Wilhelm com 4.509 metros em Papua Nova Guiné; as paisagens são notáveis por sua variedade e, em particular, por seu aspecto montanhoso. Clima: A Oceania é formada por uma variedade de climas, que em geral são quentes e secos com grandes variações. No norte predomina o clima tropical, com chuvas abundantes no verão. No sul é temperado. Nos desertos fazem muito calor durante o dia e muito frio a noite. As chuvas mais intensas ocorrem no leste, sudoeste, regiões subtropicais, com verões quentes e invernos amenos. Vegetação: A vegetação e a fauna oceânicas contam com numerosas espécies peculiares à região. Na Austrália, a diversidade de climas determina uma gradação na flora, de floresta densa no litoral norte e nordeste e menos densa, latifoliada ou mista em seu litoral sudoeste, de clima temperado e úmido. Esse último tipo se encontra também na Tasmânia e na Nova Zelândia, com abundância de eucaliptos. A vegetação se degrada para o interior, formando savanas à medida que aumenta a aridez do terreno. Nas ilhas da Melanésia, Micronésia e Polinésia predomina a floresta tropical, além de coqueiros e bananeiras.A fauna oceânica, especialmente a da Austrália, devido ao isolamento, à colonização tardia e à escassa população, é rica em espécies particulares a esse continente. Destacam-se a presença de monotremados e marsupiais e a abundância de espécies de répteis e aves, muitas das quais só encontradas na Oceania. A colonização européia introduziu espécies da Eurásia, como o dromedário, o coelho e o búfalo asiático
Perguntas interessantes