Sistemas com predomínio de vegetação herbáceoarbustiva (como pradarias, savanas e campos) cobremcerca de 52,5 milhões de km2 e, aproximadamente, 40,5%da superfície continental da Terra. Tendo em vista que essessistemas não apresentam as características fisionômicasque popularmente se espera de ambientes preservados(como presença de densas florestas), a sua degradação emescala mundial acaba por passar despercebida da opiniãopública. Estimativas da Avaliação Ecossistêmica do Milêniodefinem que cerca de 50 a 60% dos biomas que possuemesta fisionomia acabarão por estar degradados até 2050.Pesquisas recentes mostram que elementos modeladoresintrínsecos desses ambientes são fundamentais para asua conservação e manutenção. No Brasil, esse tipo debioma também ocorre e, seguindo a tendência mundial, seencontra em acelerado processo de degradação.Considerando o exposto, planejamentos ambientais quepriorizam a sustentabilidade da dinâmica dos processosnaturais são necessários para viabilizar a conservação dosbiomas brasileiros com essa fisionomia. Um dos elementosmodeladores intrínsecos cujo resgate e manutenção deveser considerado é aA implantação de sistemas de silvicultura.B ampliação da produção extensiva de ungulados.C diversificação das culturas antrópicas já existentes.D utilização do fogo como forma alternativa de manejo.E ocupação em ampla escala para produção debiomassa para biocombustíveis.
#ENADE
Soluções para a tarefa
É verdade que muitas das áreas que hoje mais sofrem degradação acabam sendo ignoradas, justamente pela falta de uma tal exuberância de florestas de grande proporção. Veja:
A implantação de sistemas de silvicultura.
Falso. Sistemas de silvicultura são úteis, mas não são algo a ser recuperado, quando falamos em termos de utilização de métodos tradicionais ou "inerentes", conforme afirma a questão.
B ampliação da produção extensiva de ungulados.
Falso. A criação extensiva de mamíferos ungulados, como o cavalo, por exemplo, não é utilizada em benefício do bioma que está sendo degradado, portanto esta não é uma alternativa viável.
C diversificação das culturas antrópicas já existentes.
Falso. Falso. A instalação de novas culturas antrópicas pode ser prejudicial, já que reduz o espaço e a riqueza do material biológico nativo destas regiões em degradação.
D utilização do fogo como forma alternativa de manejo.
Correto. O manejo através do fogo é um método tradicional e, inclusive, natural destas regiões, já que acaba contribuindo para a fertilização do solo. É claro que, em excesso e sem controle, o fogo pode gerar maiores problemas, no entanto.
E ocupação em ampla escala para produção de biomassa para biocombustíveis.
Falso. Essa produção acarreta a desregulação do bioma natural, efetivando a destruição do que ainda resta de nativo na região.
Saiba mais sobre vegetação:
https://brainly.com.br/tarefa/18583332
Resposta:
implantação de sistema de silvicultura