Administração, perguntado por estudandobastante20, 1 ano atrás


Sir Terry Leahy, da Tesco, supervisionou uma das maiores transformações do varejo no mundo. Ainda assim, ele é irresistivelmente comum. Sua fala é séria e direta. Ele não é um showman. Você não está diante de uma presença avassaladora. Ele fala apenas sobre a Tesco. É como encontrar um líder religioso que recita fielmente um credo. Estrategicamente, ele é uma combinação do muito esperto – sempre olhando para além do horizonte – e do muito simples. Você apresenta um problema e ele trabalha na questão até resolvê-la. Seus parceiros de trabalho respeitam-no por sua capacidade de tomar decisões, mas ele não age por capricho. Tudo é analisado, separado, discutido e novamente reunido. Ele se cerca de gerentes seniores que o acompanham e ao grupo por anos. Ele está no comando, mas também é um colega. Ele também gosta de conversar com as pessoas e de ouvi-las nas lojas. Dizem que o que faz de Leahy alguém diferente é o comprometimento extraordinário com que conversa com o pessoal júnior e absorve suas opiniões e a atenção que dedica aos clientes (BALCKHURST, 2004, p. 32 apud JOHNSON et al., 2011, p. 304).

Baseie-se nos principais influenciadores.

William Bratton foi o comissário de polícia de Nova York responsável pela campanha Tolerância Zero que reduziu o crime na cidade. Bratton acredita que, uma vez que as crenças e energias de uma massa crítica de pessoas estão engajadas, a conversão para outra ideia pode se espalhar como uma epidemia, resultando numa mudança fundamental muito rapidamente. Ele coloca os principais agentes frente a frente com os problemas operacionais detalhados, de forma que não possam fugir da realidade. Ele os coloca sob um holofote. Por exemplo, ele reúne policiais seniores e, com apenas dois dias de antecedência, exige que resolvam questões dos colegas seniores sobre o desempenho policial daquele distrito e como elas contribuem para a estratégia geral. O objetivo é introduzir uma cultura de desempenho, para permitir que o sucesso seja aplaudido, mas também deixar claro que o desempenho ruim não seja tolerado (KIM; MAUBORGNE, 2003, p. 60-69 apud JOHNSON et al., 2011, p. 304).

Com base na leitura, identifique as principais características que diferenciam o estilo de liderança Terry Leahy (Tesco) e William Bratton (comissário de polícia de Nova York)?

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
6

Terry Leahy (Tesco): sério, objetivo,  líder religioso, esperto, visionário, simples, focado, detalhista, comprometido, gosta de trabalhar em equipe.

William Bratton (comissário de polícia de Nova York): delega funções, é autoritário, exige soluções rápidas.

Acima estão as principais características dos dois líderes e, com elas e com o enunciado da questão, podemos notar algumas diferenças no modo de liderar deles:

  • Enquanto Terry Leahy é muito cauteloso e detalhista, o que demanda mais tempo para solucionar os problemas, William Bratton é mais prático e consegue resultados mais rápidos.

  • Enquanto Terry Leahy se envolve mais "pessoalmente" no problema e tenta solucioná-lo apenas com o suporte de sua equipe, William Bratton delega tarefas e induz sua equipe a encontrar soluções.

Bons estudos!

Respondido por gabriellimorena12
9

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

1) Características no estilo de liderança de Sir Terry Leahy:

• Visão estratégica: olhar além do horizonte

• Autoridade

• Análise

• Orientação para resultados

• Companheirismo

• Atenção

• Dedicação

2) Características no estilo de liderança de William Bratton

• Trabalho em equipe

• Coaching - orientação por meio de seniors

• Cultura de desempenho

• Proposta de metas e desafios

Perguntas interessantes