História, perguntado por Lemonyboss, 10 meses atrás

sintetize os factores que aceleraram a evolução e radicalização do nacionalismo em Moçambique?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardoesilvferrofil
1

O nacionalismo moçambicano, como praticamente todo o nacionalismo africano, foi fruto directo do colonialismo europeu. A base mais característica da unidade nacional

moçambicana é a experiência comum (em sofrer) do povo durante os últimos cem anos de controle colonial português.

Uma das bases fundamentais da crescente exploração que Portugal quis implementar em Moçambique após 1930, era a repreensão político fascista, que impediu o desenvolvimento de organizações anti-coloniais. A luta dos moçambicanos contra a dominação e exploração colonial capitalista nunca esteve apagada. No entanto, ela foi adquirindo formas e dimensões diversas de acordo com as circunstâncias da exploração e preensão colonial.

Antes do fim na Segunda Guerra Mundial, exerceu-se uma luta através de jornais e outras publicações como é o caso das pinturas, denunciando os abusos, arbitrariedades, actos injustos e imorais praticados por agentes da autoridade colonial. Caso típico destes jornais foi o Brado e Grémio Africano, liderados pelos irmãos João e José Albasini. Nestes jornais procuravam denunciar aos abusos cometidos pelo colonialismo.

Por outro lado, criaram-se em Moçambique associações legais de carácter cultural e recreativo que procuravam divulgar os valores africanos em geral e moçambicanos em particular e fazer valer a personalidade moçambicana..

Perguntas interessantes