Sintetize a origem da União Europeia
Soluções para a tarefa
Resposta:
foi o período em que Portugal passou a integrar o império espanhol foi chamado de união ibérica ou união península, pois Espanha e Portugal localizam-se na península ibérica.
tais eventos trouxeram sérias consequências territoriais e econômicas, tanto para os portugueses como para os colonos no Brasil.
Explicação:
Resposta:
As raízes da atual União Europeia estão nas já extintas Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e Comunidade Econômica Europeia (CEE). Estes grupos se uniram com a Benelux, um pequeno bloco econômico formado por Holanda, Bélgica e Luxemburgo, originando o Mercado Comum Europeu (MCE), com a assinatura do Tratado de Roma em 1957.
O Mercado Comum Europeu era uma associação de países para criar uma zona econômica sem tarifas e taxas e com liberdade de circulação entre os países. Faziam parte do MCE: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Holanda e Luxemburgo.
A criação da UE aconteceu com a assinatura do Tratado de Maastricht em 1992. A União Europeia foi formada inicialmente pelos mesmos países que formavam o Mercado Comum Europeu.
Depois disso, em 2009, todos os princípios que regem o bloco europeu foram revistos com a aprovação do Tratado de Lisboa.
Atualmente a União Europeia é oficialmente composta por 28 países.
Entre algumas das principais características da UE estão:
livre circulação das pessoas pelos Estados-membros (pertencentes ao “Espaço Schengen”),
livre circulação de mercadorias entre os Estados-membros,
integração política,
adoção de uma moeda única, o Euro.
No entanto, vale ressaltar que não são todos os países que integram a União Europeia que adotaram o Euro como moeda oficial.
Os países que adotaram o euro formam a chamada zona euro ou eurozona. Os países que usam a moeda são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Portugal.
Os principais objetivos da UE são:
ajudar os países-membros no seu desenvolvimento econômico,
dar mais igualdade política e econômica à Europa,
melhorar as condições econômicas e de trabalho dos cidadãos europeus,
reduzir as desigualdades econômicas e sociais entre todas as regiões que compõem o bloco,
garantir a permanência de um ambiente pacífico e harmonioso em toda a Europa.
Explicação: