História, perguntado por jessisouza15, 1 ano atrás

Sintetiza a crise da posse de João Goulart. Mencione o que foi a Frente Legalista e quais eram seus objetivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por vivi83
60

A posse de João Goulart

Com a renúncia de Jânio, os militares mobilizaram-se para impedir a posse do vice, João Goulart – a quem acusavam de comunista. Para contornar a crise, o sistema de governo deixou de ser presidencialista e tornou-se parlamentarista. João Goulart tomou posse em 7 de setembro como presidente e Tancredo Neves, como primeiro-ministro. Em janeiro de 1963, um plebiscito fez o Brasil retornar ao presidencialismo, e João Goulart adquiriu plenos poderes para governar.

Marcha da Família com Deus pela Liberdade

João Goulart aproximou-se dos setores de esquerda da sociedade, o que incomodou os segmentos mais à direita do plano político. No dia 19 de março de 1964, o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, e o de São Paulo, Adhemar de Barros, organizaram na capital paulista a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

Cerca de 500 mil pessoas participaram da passeata, a maior manifestação contrária à política de João Goulart. No dia 31 de março, os militares depuseram o presidente e implantaram o regime militar no Brasil.
Respondido por maarigibson
9

Após a renúncia de Jânio Quadros, a elite militar mobilizou-se para impedir que João Goulart assumisse, pois ele era taxado de comunista. Sob a “ameaça comunista” e a doutrina da defesa nacional, era motivo suficiente para que ele fosse deposto.

Ele tomou posse em 1963, como presidente. Após o plebiscito, o Brasil tornou-se presidencialista e ele teve plenos poderes para governar. Ele se aproximou dos setores de esquerda, enfrentando a oposição conservadora, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade no dia 19 de março de 1964.

No mesmo mês, os militares tomaram o poder no golpe de 1964.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/13033596

Anexos:
Perguntas interessantes