Sínteteze, em poucos frases, o conteúdo ( Tema= ideia- base) Da obra Vidas secas, de Graciliano Romas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Vidas Secas (1938), Graciliano Ramos deixa claro que as condições naturais desfavoráveis não são as únicas culpadas pela miséria humana. A afirmação é de Fernando Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do Sistema Anglo de Ensino.
O livro é muito característico do neorrealismo nordestino dos anos 30, diz o professor. A trama gira em torno de uma família que migra de tempos em tempos para fugir da seca. Ela é composta por Fabiano, sua esposa Vitória e seus filhos (cujos nomes não aparecem, são chamados de “Menino mais Velho” e “Menino mais Novo”). “Também tem a cachorra Baleia, que é parte da família”, acrescenta Couto.
São as personagens secundárias, no entanto, que destacam a principal ideia do livro. “A família é vítima da seca, mas seus problemas vêm também da sociedade. O patrão de Fabiano representa a repressão das instituições, prendendo e batendo em Fabiano. “Não há que se voltar para Deus e culpá-lo pela miséria. A culpa é dos homens, que podem resolvê-la”, completa o professor.
A linguagem usada por Graciliano nesta obra também se destaca. “Foi genial. Criou uma linguagem adequada à seca. Um estilo seco que diz muito com poucas palavras. Ele usa adjetivos de forma muito interessante, chamando atenção para a paisagem. Um estilo bastante direto”, descreve Fernando Couto.