síntese sobre embriologia animal: fecundação, segmentação, gastrulação e organogênese.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: pode ser dentro do corpo do animal, sendo chamada fecundação interna; ou fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos, é a fecundação externa.
A segmentação caracteriza-se por uma série de divisões mitóticas a partir da ativação do zigoto. A primeira divisão do zigoto ocorre num plano longitudinal e se estende de um polo ao outro, formando duas novas células chamadas de blastômeros. A partir daí, ocorrem sucessivas divisões, originando 4, 8, 16 até 32 novos blastômeros, formando um agrupamento celular semelhante a uma amora, que é o estágio de mórula.
grastulaçao Consiste na formação de uma nova figura embrionária, chamada gástrula, originada da massa celular da blástula. O processo de gastrulação não é igual em todos os cordados, mas sempre ocorre a transformação de uma blástula de um embrião em uma gástrula constituída de três camadas (folhetos ou tecidos embrionários): o ectoderme, o mesoderme e o endoderme.
organogênese:
é processo de formação dos órgãos e demais tecidos que compõem o organismo,ocorre dentro do estágio do desenvolvimento embrionário conhecido como organogênese.