Lógica, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

sintese dos principais autores do Ceará?

Soluções para a tarefa

Respondido por estudante1014
1
José de Alencar---> 
José de Alencar nasceu no Ceará em 1829, veio com sua família para o Rio de Janeiro em 1830 e com 14 anos mudou-se para São Paulo. Além de escritor, foi político, advogado e jornalista. Longe da vida boêmia comum aos homens da segunda metade do século XIX, dedicava grande parte de sua vida à literatura. Tornou-se um dos maiores romancistas de nossa literatura. Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão. 

Patativa --->Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.

 

Vida e obras (biografia resumida)

 

Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

 

Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Eduardo Campos--->Manuel Eduardo Pinheiro Campos nasceu no dia 11 de janeiro de 1923 em Guaiúba, que era então distrito de Pacatuba, filho do comerciante de café Jonas Acióli Pinheiro e de Maria Dolores Eduardo Pinheiro. Ele estava com apenas quatro meses de nascido quando morre o pai, e por isso fica aos cuidados dos tios João Pereira Campos e Isabel Eduardo Campos (ela, irmã de Maria Dolores) - pais do poeta Artur Eduardo Benevides, seu primo-irmão, também nascido em 1923. Quando ele estava com oito anos, a família vem morar na capital, na então rua do Imperador. É essa Fortaleza dos anos 30 em diante que será o principal cenário de sua vasta obra literária, iniciada na década de 40 no grupo Clã. Alto, alourado, bonito mesmo, a voz bem empostada, Eduardo Campos era a figura do galã - que se rendeu aos encantos da bela Heldine Cortez, com quem se casou para toda a vida. Tiveram um casal de filhos, Eduardo Augusto e Elnina Márcia
Perguntas interessantes