Sintagmas
Descobriu-se na Oceania, mais precisamente na ilha de Ossevaolep, um povo primitivo, que anda de cabeça para baixo e tem vida organizada. É aparentemente um povo feliz, de cabeça muito sólida e mãos reforçadas. Vendo tudo ao contrário, não perde tempo, entretanto, em refutar a visão normal do mundo. E o que eles dizem com os pés dá a impressão de serem coisas aladas, cheias de sabedoria.
Uma comissão de cientistas europeus e americanos estuda a linguagem desses homens e mulheres, não tendo chegado ainda a conclusões publicáveis. Alguns professores tentaram imitar esses nativos e foram recolhidos ao hospital da ilha. Os cabecenses-para-baixo, como foram denominados à falta de melhor classificação, têm vida longa e desconhecem a gripe e a depressão.
1) No texto, há diversos sintagmas nominais - construções com núcleo substantivo acompanhado ou não de termos com função adjetiva - que caracterizam o "povo primitivo”. Retire do mesmo dois desses sintagmas.
2) A caracterização normalmente atribuída a um povo primitivo como não evoluído não se confirma. Justifique essa afirmativa, utilizando os sintagmas escolhidos no item 1.
Soluções para a tarefa
a) Os seguintes sintagmas nominais caracterizam o “povo primitivo”: vida organizada; povo feliz; (povo) de cabeça muito sólida e mãos reforçadas; cabeça muito sólida; mãos reforçadas; coisas aladas; (coisas) cheias de sabedoria; vida longa; os cabecences-para-baixo.
b) Os sintagmas em (a) recebem, no texto II, conotação positiva – vinculada a felicidade, sabedoria, organização,
longevidade –, o que contrasta com a caracterização normalmente atribuída a “povo primitivo”.
1. Os sintagmas nominais que caracterizam o "povo primitivo" são:
"vida organizada", "povo feliz", "de cabeça muito sólida e mãos reforçadas", "coisas aladas", "cheias de sabedoria", "vida longa".
2. O texto contraria a noção de que um povo primitivo é não evoluído ao indicar aspectos positivos desse povo, como o fato de terem uma vida organizada, serem felizes, terem cabeça e mãos resistentes e longevidade.
Sintagma
Refere-se a uma parte da sentença, caracterizado de acordo com a classe gramatical do seu núcleo.
Sintagma nominal é um grupo de palavras numa sentença que tem como núcleo um nome (um substantivo). Em geral, é o sujeito, o predicativo, o complemento nominal ou um adjunto adnominal.
Mais sobre sintagma nominal em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719158
#SPJ2