Sociologia, perguntado por Betigusto85191, 1 ano atrás

sinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmações a seguir sobre a invasão do globo na busca de novos mercados, apontada por Marx e Engels, em 1848, com profundas semelhanças com a globalização atual:

Soluções para a tarefa

Respondido por talitasf03
1
Este processo descrito por Marx e Engels é aquilo que hoje chamamos de globalização, e é um processo histórico que ocorre depois do período nacionalista.
O primeiro item é verdadeiro, pois, no mundo globalizado, nenhum país é autônomo mais - ou seja, todos os países existem em um mercado global, negociando os seus produtos.
O segundo item é, de acordo com a teoria marxista, falso, pois no mundo globalizado surgem as leis de propriedade intelectual, e as ideias que podem trazer grandes avanços econômicos não são livremente divulgadas - por exemplo quando as empresas de um país desenvolvido resolvem vender carros para os países subdesenvolvidos elas não ensinam as técnicas de como fazer o carro, estas ideias são propriedades privadas.
O terceiro item também e´falso de acordo com a teoria marxista. Quando um país desenvolvido invade o mercado de um país desenvolvido, as indústrias do país subdesenvolvido não tem capacidade de competir com as indústrias do país desenvolvido, pois faltam técnicas, máquinas, materiais e capital. Deste modo, em pouco tempo as indústrias nacionais dos países subdesenvolvidos acabam falindo e sendo compradas por indústrias internacionais.
O quarto item é verdadeiro. Em um mercado mundial existem produtos que são consumidos por todos, como certos modelos de telefones e carros. Este consumo pode ser caracterizado como cosmopolita.
O quinto item é falso. As indústrias importam matérias-primas de onde for mais barato comprá-las, se isto for fora do país, elas serão importadas de fora. O consumo também não é voltado para o mercado interno, são produtos feitos para serem vendidos em outros países. Por exemplo, o Vietnã produz centenas de milhares de pares de calçado para o mundo inteiro, não consumindo-os.

Perguntas interessantes