Sin SMA sb onssilsroiezitoi ontiene sboelbin
3) Um dos casos mais emblemáticos de violência contra grupos teatrais
aconteceu em 1968. Cerca de cem integrantes do grupo paramilitar
invadiram o teatro Ruth Escobar, em são Paulo, quebrando equipamentos e
agredindo o elenco da peça Roda Viva, escrita por Chico Buarque e dirigida
por José de Celso Martinez Correa (Zé Celso). Analise as questões e
marque a questão que não condiz com este acontecimento.
a) O diretor, dramaturgo e teórico Augusto Boal afirmou que o tetro teria
que ser como "arte marcial”. Isto é, para ele, essa arte era potente
como uma arma e podia ser usada pelo povo para combater uma série
de injustiças e opressões.
b) Essa ação não gerou protestos da classe teatral às autoridades
militares.
c) Por apresentar várias críticas sociais e provocações aos espectadores,
o espetáculo foi proibido pela censura.
d) Um grupo paramilitar de pessoas favoráveis à ditadura agrediu o
elenco, gerando protestos da classe teatral.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESUMO
Em 1968, Augusto Boal dirigiu a I Feira Paulista de Opinião, mobilizando artistas de teatro, música, poesia, cinema, fotografia e artes plásticas. A peça sofreu a censura prévia do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP), que lhe aplicou dezenas de cortes que afetariam drasticamente o entendimento pelo público. Muitos dos participantes da Feira - sobretudo o núcleo ligado ao Teatro de Arena de São Paulo ou inspirado por ele - passaram a incorporar diferentes estratégias de ação política em evidência no âmbito nacional e internacional, como desobediência civil, e propor alternativas de resistência político-cultural, como ações judiciais. As conquistas estético-políticas, em maturação desde o final da década de 1950, não foram completamente abolidas, mas foram instrumentalizadas em busca de eficácia política, passado o golpe de 1964. Este artigo analisa pormenores desse evento artístico-cultural, sua relação com a censura teatral e a configuração de espaços alternativos de resistência cultural.
Palavras-chave teatro; censura; resistência cultural
não entendi muito bem a pergunta mais espero ter ajudado :)