Português, perguntado por rupmgmenezes62, 6 meses atrás

“Sim, leitor benévolo, e por esta ocasião te vou explicar como nós hoje em dia fazemos a nossa literatura. Já me não importa guardar segredo; depois desta desgraça, não me importa já nada. Saberás, pois, ó leitor, como nós outros fazemos o que te fazemos ler”.

Trata-se de um romance, de um drama. Cuidas que vamos estudar a História, a natureza, os monumentos, as pinturas, os sepulcros, os edifícios, as memórias da época? Não seja pateta, senhor leitor, nem cuide que nós o somos. Desenhar caracteres e situações do vivo da natureza − colori-los das cores verdadeiras da História… Isso é trabalho difícil − longo − delicado; exige um estudo, um talento, e sobretudo um tacto!… Não, senhor, a coisa faz-se muito mais facilmente. Eu lhe explico.

− Todo o drama e todo o romance precisa de: Uma ou duas damas, Um pai, Dois ou três filhos de dezenove a trinta anos, Um criado velho, Um monstro, encarregado de fazer as maldades, Vários tratantes, e algumas pessoas capazes para intermédios.

Ora bem; vai-se aos figurinos franceses de Dumas, de Eugénio Sue, de Vítor Hugo, e recorta a gente, de cada um deles, as figuras que precisa, gruda-as sobre uma folha de papel da cor da moda, verde, pardo, azul – como fazem as raparigas inglesas aos seus álbuns e scrap-books; forma com elas os grupos e situações que lhe parece; não importa que sejam mais ou menos disparatados. Depois vai-se às crônicas, tiram-se uns poucos de nomes e palavrões velhos; com os nomes crismam-se os figurões; com os palavrões iluminam-se… (estilo de pintor pinta-monos). – E aqui está como nós fazemos a nossa literatura original. “

(Almeida Garrett – Viagens na Minha Terra – Cap. V)

A questão seguinte refere-se ao excerto acima transcrito do romance Viagens na Minha Terra do escritor romântico português Almeida Garrett.



Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. embora escrita durante o Romantismo, na obra o narrador refere-se ironicamente ao processo de criação artística neste período literário.
b. trata-se de um trecho essencialmente narrativo e não digressivo, visto que o narrador, ao explicar o processo de criação literária, faz emergir no texto a metalinguagem.
c. o narrador se mostra favorável aos escritores de seu tempo por buscarem influências em grandes gênios literários franceses.
d. não há referência à presença da visão maniqueísta romântica nas obras da época, por isso o narrador exalta a originalidade obtida no processo de criação de personagens nos autores de seu tempo.
e. não há traços de técnica folhetinesca no excerto, fazendo-nos pressupor que a obra foi publicada de pronto como romance.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarasousa52
0

Resposta:

no Google vc acha n e difícil

Perguntas interessantes