separa o lixo de forma correta contribui de que forma com a natueza
Soluções para a tarefa
Resposta:
Saiba porque e como separar o lixo de forma correta, os códigos de cores, as boas práticas e faça sua parte na contribuição com o meio ambiente. Leia aqui!
22 de agosto de 2020 marcou o dia da “sobrecarga da terra”, data em que todos os recurso naturais disponíveis no planeta para o ano se esgotam. A partir dessa data, a sociedade passa a consumir mais recursos do que o planeta consegue regenerar, gerando uma espécie de dívida com o meio ambiente. Uma das formas que a sociedade civil para diminuir esse problema é através da reciclagem. Por isso, saber como separar o lixo produzido deve ser rotina de todos.
O conceito de reciclagem é antigo, porém se tornou popularizado com o lançamento dos chamados 3 Rs (reciclagem, reutilização e redução). Dar o destino correto para os resíduos recicláveis é considerado uma questão de saúde pública.
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, são 11 milhões de tonelas produzidas por ano, entretanto somos um dos países que menos recicla lixo no planeta. Desse total, apenas 1,2% é reciclado. A média de produção de resíduo plástico por brasileiro é de 1kg por semana.
Grande parte dos lixos mal descartados vão parar no meio ambiente, contaminando a natureza de diversas formas. No verão de 2018 para 2019, por exemplo, o número de animais mortos no litoral brasileiro bateu recorde.
Saber como descartar o lixo corretamente e encaminhar os resíduos recicláveis para as empresas de reciclagem é uma forma de proteger o meio ambiente e cuidar do futuro de todos nós. Pensando nisso, preparamos esse texto que fala um pouquinho sobre reciclagem, meio ambiente e como separar o lixo de forma correta.