Sentimentos ambíguos dominam Sem-Pernas depois que ele retorna para o trapiche. A) O que o personagem decide sobre seu futuro na casa de dona Ester e dr. Raul? B) A decisão de Sem-Pernas é coerente? Explique. C) Por que Sem-Pernas decide trocar de roupa com Gato?
Soluções para a tarefa
Olá!
A) Sem-pernas pensou e viu que não era justo trair o que tinha combinado com seus companheiros e ser bem tratado enquanto eles passavam fome, então decide que vai dar as informações a Pedro Bala para que o furto ocorra naquela noite, pois o Dr. Raul estava viajando, e se despede de Dona Ester sabendo que nunca mais iria voltar à casa.
B) Essa decisão pode ser vista como coerente se for considerado o remorso que estava sentindo por achar que estava traindo seus companheiros, sendo bem tratado enquanto eles estavam no trapiche. Entretanto, a decisão pode ser vista como incoerente se for considerado que essa talvez fosse a única chance de Sem-pernas mudar de vida e ter um lar, uma família e ser bem cuidado.
C) Sem-pernas acaba trocando de roupas com Gato porque fica irritado com seus colegas o rodeando admirados com suas vestimentas novas e limpas. Talvez o que mais o tenha irritado seja o fato de que saberia que não teria mais os mesmos benefícios e cuidados, como roupas e alimentos, após aquela noite e que não poderia mais voltar à casa de Dona Ester.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Resposta:
O sem pernas não vai para a casa de Dona Esther pois isso seria um gesto de traição por parte do sem pernas.