Português, perguntado por matheuscamoles02, 7 meses atrás

Sentada na espreguiçadeira da sala, Conceição lia, com os olhos escuros intensamente absorvidos na brochura de capa berrante.
[...]
Conceição só a viu quando o ferrolho rangeu, abrindo:
— Já de volta, Mãe Nácia?
— E você sem largar esse livro! Até em hora de missa!
A moça fechou o livro, rindo:
— Lá vem Mãe Nácia com briga! Não é domingo? Estou descansando.
Dona Inácia tomou o volume das mãos da neta e olhou o título:
— E esses livros prestam para moça ler, Conceição? No meu tempo, moça só lia romance que o padre mandava...
Conceição riu de novo:
— Isso não é romance, Mãe Nácia. Você não está vendo? É um livro sério, de estudo...
— De que trata? Você sabe que eu não entendo francês...
Conceição, ante aquela ouvinte inesperada, tentou fazer uma síntese do tema da obra, procurando ingenuamente encaminhar a avó para suas tais ideias:
— Trata da questão feminina, da situação da mulher na sociedade, dos direitos maternais, do problema...
Dona Inácia juntou as mãos, aflita:
— E minha filha, para que uma moça precisa saber disso? Você quererá ser doutora, dar para escrever livros?
Novamente o riso da moça soou:
— Qual o quê, Mãe Nácia! Leio para aprender, para me documentar...
— E só para isso, você vive queimando os olhos, emagrecendo... Lendo essas tolices...
— Mãe Nácia, quando a gente renuncia a certas obrigações, casa, filhos, família, tem que arranjar outras coisas com que se preocupe... Senão a vida fica vazia demais...
— E para que torce sua natureza? Por que não se casa? Conceição olhou a avó de revés, maliciosa:
— Nunca achei quem valesse a pena...
Dona Inácia foi saindo da sala, para guardar o manual e o terço:
— Moça que pega a escolher muito acaba ficando na peça.
QUEIROZ, Rachel de. Quatro romances de Rachel de Queiroz. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. p. 99.

Com base no trecho transcrito e nos conhecimentos sobre o romance O quinze, assinale a alternativa que apresenta a correta caracterização de Conceição.
(10 Pontos)

a) Destaca-se um componente realista na caracterização da personagem, identificada pelo apego de Conceição aos livros, como forma de alimentar seus sonhos românticos quanto às expectativas amorosas e de permanecer no plano da idealização.

b) Emerge, ao final do romance, um traço realista na composição da protagonista quando suas iniciativas são objeto de punição representada pelo fracasso no amor, no voluntariado e na criação do filho de Chico Bento e Cordulina.

c) O retrato de Conceição como personagem modernista se firma por seu comportamento pouco convencional no que se refere à tradição feminina, ousando fundamentar-se com a leitura para conhecer mais e enfrentar os problemas sociais.

d) A caracterização de Conceição como personagem modernista decorre de sua condição burguesa que lhe permite determinados confortos materiais, distanciando-a do ambiente de miséria predominante naquela região.

e) Sobressai o aspecto modernista no perfil de Conceição através de sua condição solitária, incompatibilizando-se com as causas sociais que requerem ação e solidariedade sem a interferência de ideias estrangeiras identificadas, no trecho, pelo livro francês.

Soluções para a tarefa

Respondido por mmachadodeoliveira87
8

Resposta:

Alternativa C) O retrato de Conceição como personagem modernista se firma por seu comportamento pouco convencional no que se refere à tradi- ção feminina, ousando fundamentar-se com a leitura para conhecer mais e enfrentar os problemas sociais.

Explicação:

a) Os livros, para Conceição, são uma plataforma para conhecer o mundo e as ideias que circulavam pelo mundo. Conceição não cultiva, assim, ilusões românticas e sentimentais.

b) A obra não encerra um desenlace moralista. Conceição adota Duquinha por decisão sua, já que ama o menino, e o fracasso amoroso, embora dê um tom realista ao enredo, não se apresenta como uma punição ao comportamento da personagem por não se conformar aos papéis sociais que lhe são impostos.

c) Conceição é uma moça arguta, culta e interessada em leituras avessas às convenções sociais do patriarcado. A leitura fomenta, portanto, a atitude crítica e preocupada da personagem com questões sociais.

d) Conceição é voluntária e auxilia os flagelados, amadrinhando também uma criança vítima da seca. Durante sua trajetória no romance, a personagem revela constante preocupação social, estando ciente das dificuldades enfrentadas pelos desfavorecidos.

e) Conceição é uma jovem sensível e bem-informada sobre as questões de ordem social e de gênero, portanto sua conduta é compatível com as causas que requerem ação e solidariedade.

Respondido por giogasbarro
0

Resposta:

c) O retrato de Conceição como personagem modernista se firma por seu comportamento pouco convencional no que se refere à tradição feminina, ousando fundamentar-se com a leitura para conhecer mais e enfrentar os problemas sociais.

Explicação:

Conceição, moça culta, não se enquadra no estereótipo feminino clássico e faz suas leituras também para se informar de seus direitos e da situação da mulher em sua época.

Perguntas interessantes