Filosofia, perguntado por evelysoares64, 6 meses atrás

senso comum faz parte da caracterização dos primeiros filósofos.Marque a alternativa que melhor o define?​


evelysoares64: conhecimento popular que descresve as crenças e experiências sem depender da ciência;

saberes comprovados pela ciência;

racionalidade predominando as comprovações científicas;

Soluções para a tarefa

Respondido por samirasouzaferreira9
0

Resposta:

que alternativas???

Explicação:

imagem?


evelysoares64: conhecimento popular que descresve as crenças e experiências sem depender da ciência;

saberes comprovados pela ciência;

racionalidade predominando as comprovações científicas;
evelysoares64: a)conhecimento popular que descresve as crenças e experiências sem depender da ciência;

b)saberes comprovados pela ciência;

c)racionalidade predominando as comprovações científicas;
samirasouzaferreira9: eu acho que e a letra c , pq estou estudando isso tbm
evelysoares64: Obrigado
Respondido por gabilima2913
0

O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. Podemos afirmar que esse tipo de conhecimento é, categoricamente, popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade.

O senso comum, por ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural, pode estar correto ou não. Não é possível confiar nesse tipo de conhecimento como se confia na ciência, mas também não podemos invalidá-lo de imediato, pois o fato de não se estabelecer métodos e testes comprobatórios, não significa, necessariamente, que o tipo de conhecimento popular está errado.

O senso comum é movido, geralmente, pela opinião. Podemos elencar estudos filosóficos sobre o senso comum desde a Grécia Antiga. A Filosofia surgiu como uma maneira de contrapor aquele tipo de conhecimento popular não rigoroso.

Características do senso comum

O filósofo italiano Antonio Gramsci (intelectual contemporâneo que contribuiu para a disseminação do anarquismo na Itália e, no campo filosófico, dedicou-se a entender o conhecimento e a cultura) estudou e escreveu sobre o senso comum. Para o pensador, o senso comum tem a sua característica estritamente positiva, sendo um conhecimento popular que todos têm e produzem. Porém, para se chegar a um conhecimento mais elaborado, mais estruturado e mais seguro, é necessário ir além do senso comum.

Silvio Gallo, filósofo, educador e professor de Filosofia da Faculdade de Educação da UNICAMP, afirma que, nesse sentido, o senso comum é um bom ponto de partida, mas que, muitas vezes, os conhecimentos sistematizados e testados, como a Filosofia e a ciência, são necessários para se obter um conhecimento de maior confiança e validade.

Espero ter ajudado. Bjs .

Perguntas interessantes