História, perguntado por livialaselva, 9 meses atrás

Senhor, [...] Vossa Majestade, cujos talentos e sabedoria souberam conciliar os interesses de importância muito maior, pode na sua bondade realizar todos os desejos de meu coração ao me permitir dedicar-me ao seu serviço e àquele de sua augusta família, seja na qualidade de professor de desenho dos príncipes ou das princesas, a quem os meus cabelos brancos me permitem chegar perto; seja ao me dar o cargo de conservador dos seus quadros, estátuas etc. etc. etc. Com a idade de 60 anos, pai de uma família numerosa, achei-me no meu país, vítima de uma revolução cuja agitação crescente eliminou a minha modesta fortuna. TAUNAY, Nicolas-Antoine apud SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 11. O trecho da carta apresenta um pedido de um pintor francês, Nicolas-Antoine Taunay, ao regente D. João de Bragança, instalado no Brasil desde 1808. Nicolas trabalhava para a corte de Napoleão e após a queda do Imperador francês, devido às suas posições políticas, oferece seu trabalho à corte portuguesa no Brasil. Como resposta à solicitação do pintor, D. João A negou o pedido de trabalho ao pintor pelo fato de ele ser francês e ligado ao governo de Napoleão que invadiu Portugal alguns anos antes. B orientou o pintor a buscar apoio da corte espanhola por ser mais próxima da França e alinhada ao governo de Napoleão Bonaparte. C apresentou ao pintor uma vaga de artista das Cortes de Lisboa que possuíam poder e influência no contexto político europeu. D ofereceu ao pintor e a diversos outros artistas franceses a oportunidade de virem ao Brasil formando uma missão artística instalada no Rio de Janeiro. E nomeou-o artista oficial de Carlota Joaquina, sua esposa, famosa por apoiar as artes tanto na Espanha quanto no Brasil.


pedroitamonte: tbm preciso dessa

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
5

Sobre os aspectos da artes e os pintores europeus, a resposta certa é a:

A negou o pedido de trabalho ao pintor pelo fato de ele ser francês e ligado ao governo de Napoleão que invadiu Portugal alguns anos antes.

Veja que havia uma grande rixa entre os portugueses e franceses na referida época. Isso se deu tendo em vista as incursões que o governo francês fez por toda a Europa.

Importante notar assim que em 1808 os francesas chegaram ao território de Portugal o que levou a família real portuguesa a se mudar para o Brasil o que representou um grande paradigma de mudança política e social na colônia.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes