Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino - por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter se formado o seu nome ética [êthiké] por uma pequena modificação da palavra hábito [éthos]. Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza. Por exemplo, a pedra que por natureza se move para baixo não se pode imprimir o hábito de ir para cima, ainda que tentemos adestrá-la jogando-a dez mil vezes no ar; nem se pode habituar o fogo a dirigir-se para baixo, nem qualquer coisa que por natureza se comporte de certa maneira a comportar-se de outra”.
Extraído de: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1999. Coleção “Os Pensadores”. p. 267.
O livro Ética a Nicômaco, do filósofo grego Aristóteles, explica o que é ética e como podemos obtê-la para viver melhor; isto é, para alcançar a felicidade, ou o bem e o bom supremo. Sobre a ética aristotélica, assinale, abaixo, qual afirmação está INCORRETA:
A. Para Aristóteles o sentido da ética é buscar a felicidade e viver bem.
B. A ética de Aristóteles ajuda a distinguir o que é virtuoso do que é defeituoso. Entre as virtudes dessa ética, estão: amizade, amor, honra, justiça, caráter, sensatez, honra, conduta política adequada, prudência, lucidez.
C. Para Aristóteles, qualquer assunto da ética precisa ser considerado em relação a dois “horizontes”: o horizonte teórico e o horizonte prático.
D. A ética é um assunto da filosofia, um tipo de estudo teórico ou conceitual que busca compreender ou descobrir a verdade que deve ser a bússola dos pensamentos e ações humanas.
E.
A disposição ética dispensa o pensamento teórico no que diz respeito ao agir bem
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Resposta:
Resposta: Letra E
Explicação:
Na verdade, a ética é uma junção do moral com intelectual. Ou seja, não deve dispensar o teórico, pois é base para o agir bem.
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A ética não dispensa o pensamento teórico para o “agir bem”, já que a ética é construída individualmente e o indivíduo é construído no meio social e também através do pensamento teórico. A ética não era vista como uma busca pela felicidade e nem era um elemento das virtudes, era apenas o “agir bem” (alternativa E).
Ética
É a capacidade de julgar para agir bem, não necessariamente o que é um julgamento bom para um, será para outro, isso porque a ética é intrínseca, mesmo que tenha fortes influências do meio externo em que se vive.
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