Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela.
O trecho anterior, do teórico John Locke, reflete a visão do autor sobre a liberdade individual e o papel do Estado em relação aos cidadãos. Assim, para Locke, todo homem nasce livre, e essa liberdade só pode ser limitada
A) para a manutenção dos interesses dos burgueses, que, por serem mais ricos, deveriam determinar os limites da liberdade de cada cidadão.
B) para a manutenção dos interesses das classes sociais mais ricas e do Estado absolutista.
C) com a intenção de reforçar os laços entre o homem e seu Deus, representado pela Igreja Católica.
D) a partir do consentimento do cidadão, no intuito de garantir a vida em sociedade.
E) a partir do interesse do rei e da Igreja Católica, que devem deter todo o poder político.
Soluções para a tarefa
A perca de liberdade pela burguesia, é o ponto de reflexão de Locke no trecho, deste modo a alternativa mais indicada para esta questão, é a primeira, letra “A”, que nos diz justamente isso.
Assim como os demais contratualistas, Locke trabalha as possiblidades de contexto em que surgiu o Estado. Ou seja, uma força coletiva maior que o homem, mas ao mesmo tempo composta por ele.
Ou seja, abrimos mão de liberdades individuais em prol das vantagens de vivermos em grupos, que ao longo do tempo foram se organizando, e compõem de certo modo todo o nosso nicho social.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/10778883
Resposta:
Concordar com as normas estabelecidas para a vida em sociedade.
Explicação:
Corrigida pelo DNM.