Sempre é possível alterar o significado da palavra, usando-a além do sentido literal. O gênero humorístico explora com frequência esse recurso:
Tempo é dinheiro. Vamos, então, fazer a experiência de pagar as nossas dívidas com o tempo.
(Barão de Itararé)
Assinale a alternativa que contém uma interpretação correta na frase humorística:
A
Na expressão tempo é dinheiro a palavra tempo está em sentido literal, por isso a frase cria um efeito de sentido preconceituoso.
B
A expressão com o tempo é um adjunto adverbial e a palavra tempo tem aí sentido equivalente a dinheiro, portanto corrobora o sentido da expressão tempo é dinheiro.
C
Com o tempo é um adjunto adverbial que se refere ao verbo pagar e a expressão sugere uma experiência costumeira na vida prática, embora absurda.
D
Pagar com o tempo é uma hipótese sugerida pelo humorista para contradizer o conteúdo de verdade da primeira frase.
E
Na expressão com o tempo, pode-se interpretar o tempo como algo material, semelhante ao dinheiro.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa B
Explicação:
Na expressão “com o tempo”, tempo está em sentido literal, por isso não há como interpretá-lo como equivalente a “dinheiro”. Daí decorre o absurdo da experiência de pagar dívida com o tempo, o que nega completamente o conteúdo de verdade da primeira frase “Tempo é dinheiro”.
Semana: 6
Aula: 11 e 12
Habilidade: 23
Setor: Gramática e Texto
Provão Anglo 15/07/2020
Uma interpretação CORRETA da frase humorística é:
B. A expressão "com o tempo" é um adjunto adverbial e a palavra "tempo" tem aí sentido equivalente a dinheiro, portanto corrobora o sentido da expressão tempo é dinheiro.
Frase humorística
De fato "com o tempo" é um adjunto adverbial, pois indica circunstância de modo, indica a meneira como a ação de pagar será feita. As dívidas serão pagas de modo prolongado, conforme o tempo for passando.
A palavra "tempo" seria equivalente a dinheiro, daí surge o absurdo da frase e a produção do humor, pois se indica que é possível pagar uma dívida usando o tempo, não o dinheiro. Portanto, há corroboração da afirmativa inicial "Tempo é dinheiro".
A intenção do Barão de Itararé é de convencer quem o ouve a aceitar a protelação do pagamento das dívidas, utilizando um raciocínio lógico, mas não tão lógico assim.
Mais sobre gênero humorístico em:
https://brainly.com.br/tarefa/46942746