semelhanças e diferencia entre a historia: a máscara da morte escarlate, e o covd19???;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá boa noite
Explicação:
“Em um reino distante grassava há muito a Morte Rubra. O príncipe Próspero, seu governante, era astuto, feliz e destemido. A terrível peste começava com manchas púrpuras na face da vítima que se espalhavam pelo corpo. Os doentes, sem auxílio e amparo de seus semelhantes, morriam em poucos dias.
Quando o príncipe viu que a metade da população havia sido dizimada, decidiu partir para um mosteiro de sua propriedade que ele mesmo ornamentara com seu gosto extravagante. Convidou um milhar de cavalheiros e damas da corte alegres, sadios e joviais para ali ficarem até que a peste fosse embora. Havia jograis, músicos, bailarinos e vinho. Cercado por grossas muralhas, os convivas estavam em segurança e com grande provisão. Lá fora reinava a Morte Rubra.”
Quando o vírus Zica espalhou-se pelo País, fui assaltada por pensamentos macabros e fantasmagóricos, Luiz Alphonsus me fez reler o conto do fabuloso Edgar Allan Poe.
O conto começa mais ou menos como resumi acima e em uma crônica no não tão longínquo ano de 2016.
Poe tinha veia de antropólogo como nos sugere Roberto DaMatta em seu estudo sobre “O gato preto”, outro conto de Poe. A morte é tema central na obra do mestre da literatura fantástica! Hoje o nosso drama se tornou planetário e “A morte rubra” quase se cola à realidade globalizada na qual estamos imersos.
Da China vem um novo vírus que, embora afete mais, como sempre, a vida dos despossuídos, parece englobar todos. Não há como se proteger. Mesmo erguendo barreiras e grossas muralhas, as enormes avenidas de Pequim e Xangai estão vazias assim como suas lojas e prateleiras de seus mercados. O mundo ficou menor e mais assustador, embora em uma semana os chineses tenham mapeado o DNA do coronavírus, como é chamada a “peste”. Porém o medo se espalha na proporção em que os suspeitos de estarem infectados crescem assustadoramente e as mortes aumentam.
Resposta:
ela ja falou tudo
Explicação: