Segundo Ulrich Beck, vivemos em uma sociedade de riscos. Explique essa expressão e responda a que risco o autor se refere.
Mínimo 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
"Sociedade de risco" significa que vivemos em um mundo fora de controle. Não há nada certo além da incerteza. O termo "risco" tem dois sentidos radicalmente diferentes. Aplica-se, em primeiro lugar, a um mundo governado inteiramente pelas leis da probabilidade, onde tudo é mensurável e calculável. Esta palavra também é comumente usada para referir-se a incertezas não quantificáveis, a "riscos que não podem ser mensurados". Quando Ulrich fala de "sociedade de risco", é nesse último sentido de incertezas fabricadas. Essas "verdadeiras" incertezas, reforçadas por rápidas inovações tecnológicas e respostas sociais aceleradas, estão criando uma nova paisagem de risco global. Em todas essas novas tecnologias incertas de risco, estamos separados da possibilidade e dos resultados por um oceano de ignorância.
Respondido por
0
Olá!
Os riscos produzidos são aqueles diretamente criados pela ação do ser humano sobre a natureza e sobre si mesmo. A sociedade sofre riscos provenientes da produção material desmesurada da sociedade industrial, os quais ameaçam a própria civilização constituída pelo pensamento racional. Uma das características dos riscos produzidos, que são diferentes dos riscos naturais (como maremotos, erupções vulcânicas e terremotos), está na dificuldade tanto em impor limites e controle aos desdobramentos de ações prejudiciais como em responsabilizar os agentes e as organizações que provocam os danos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás