Segundo Trassi e Malvassi (2010) a ________________ é parte do humano que está relacionada às atividades do pensamento, da imaginação, das ações verbal e não verbal e pode ser manifesta ou inibida, dirigida ao próprio indivíduo ou a outro, pode ter como alvo objetos, pessoas, o mundo ou a si próprio. A qual fenômeno os autores se referem? Escolha uma: a. Destrutividade. b. Ameaça. c. Agressividade. d. Violência. e. Subjetividade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c ) Agressividade
Explicação:
Pedido :
Segundo Trassi e Malvassi (2010) a _______________é parte do humano que está relacionada às atividades do pensamento, da imaginação, das ações verbal e não verbal e pode ser manifesta ou inibida, dirigida ao próprio indivíduo ou a outro, pode ter como alvo objetos, pessoas, o mundo ou a si próprio. A qual fenômeno os autores se referem? Escolha uma: a. Destrutividade. b. Ameaça. c. Agressividade. d. Violência. e. Subjetividade.
Resolução
É a agressividade.
Notas complementares.
No livro " Violentamente Pacíficos: Desconstruindo a Associação Juventude e Violência " de Maria de Lourdes Trassi e Paulo Artur Malvasi se procura mostrar como fazer "um programa para a inserção e o desenvolvimento da Psicologia nas Políticas Públicas .
"Resultado de um trabalho de doutorado em Psicologia Social, o texto apresenta ao leitor uma reflexão sobre a necessidade e as possibilidades da Psicologia se comprometer com a transformação social a partir de sua inserção profissional nas políticas públicas." ( fim de citação)
Este livro tem sido seguido por outros livros/estudos que visam mostrar o abandono por parte dos poderes públicos em relação à violência e tudo o que ela envolve sobre as origens sociais de crianças/jovens violentos.
E o porquê de serem violentos.
Historicamente e durante muito tempo tem prevalecido a ideia na sociedade civil brasileira , e portanto nos poderes instituídos, de que tem que se castigar e disciplinar os jovens que praticam os mais variados atos de violência, incluindo mortes de terceiras pessoas.
E não é feita a ligação entre as origens sociais, os abandonos sucessivos a que estes jovens são alvo com suas práticas de violência dentro e fora do meio escolar.
Não se elimina o perpetuar da violência com mais violência sobre os que a praticam.
O mal deve ser cortado pela raiz e não pelo aparar de alguns ramos podres ou outra qualquer medida de cosmética.
Sei que é um tema muito difícil de encarar muito principalmente para quem já foi vítima de tais atos ou teve familiares vítimas ou os presenciou.
A primeira reação é visceral : apenas castigar aqueles que praticam o mal.
Mas se se continua a deixar que "nasçam milhares" ( talvez muito mais) de crianças / jovens delinquentes todos os dias, sem eliminar a origem do que está na origem errado, este ciclo se perpetuará.
E mesmo no meio escolar há vários tipos de violência.
O Direto em que o agredido vê e sabe quem é o agressor.
O Indireto em que através de boatos, rumores ou mentiras sistematicamente alimentadas se vai destruindo a auto estima, o orgulho de jovens.
Até no namoro há forte componente de agressões e atos violentos.
A ligação de atos de violência praticados por jovens hoje, ontem, amanhã com violência a que milhões de brasileiros ( puxa vida ! não só brasileiros...) são sujeitos ,com as suas origens , o seu historial particular deve ser percebida ,cortada para evitar o eternizar desta não-vida .
Para não me alongar muito só deixo um exemplo real e uma referência .
Exemplo real : num grupo de macacos que se encontravam numa área enjaulados um macaco agride um outro. Este foge. E qual é a reação dele? Atira-se furioso a um grupo de macacos mais pequenos.
Referência : a um filme que me marcou muito. Chama-se " A Cidade de Deus". Se não viu , lho recomendo.
Espero ter ajudado bem.
*****************************
Se tiver alguma dúvida me contacte através dos Comentários da pergunta.
Bom estudo e um bom dia para si.
Resposta:
Agressividade. Correto
Explicação:
AVA