Quais foram as acusações contra Sócrates?
Defesa de Sócrates?
Soluções para a tarefa
.Desrespeitar os deuses
.Corromper os jovens
.Violar as leis
Defesa: Sócrates não de defendeu, ele dizia: ''Se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não as aceito. Se eu me defender, o que os juízes vão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter que renunciar à filosofia''.
Resposta:
Protágoras exercia a profissão de carregador (...) E certo dia, o filósofo Demócrito viu queProtágoras carregava facilmente aquele tipo de carga [troncos, n.a.], normalmente embaraçosapara outra pessoa. Pediu então ao trabalhador que descansasse um pouco. Quando Protágoras ofez, Demócrito observou aquela espécie de cilindro de troncos ser equilibrada e mantida poralguma razão geométrica, e perguntou quem teria assim composto tal lenha. Tendo Protágorasdito que por si mesmo fora composta, Demócrito desejou que ele a desatasse e de novo acolocasse amarrada do mesmo modo. Assim foi feito, e o filósofo, admirado com a agudeza deespírito e esperteza de um homem não instruído, o levou consigo, admitiu-o como discípulo eensinou-lhe Filosofia.As reflexões do filósofo Protágoras (490 – 415 a.C) marcam um per íodo importante naconsolidação do pensamento filosófico na Grécia Antiga.A respeito das dimensões teóricas associadas à obra deste filósofo e suas características, avalieas afirmações que se seguem, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:( ) A principal contribuição de Protágoras ao pensamento filosófico se deu no sentido de reforçara cosmogonia grega, ao enfatizar que a vontade dos deuses submetia toda a or dem natural.( ) De aco rdo com Protágoras, a coerção e a força seriam insuficientes para submeter aoindivíduo a aceitar concepções entendidas por outros como expressões da verdade.( ) Protágoras acreditava que a ‘verdade’ era um conceito relativo, uma vez que era submisso ainteresses particulares e concepções de povos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Correta F – F – V.
2) Porque Sócrates não se defendeu [e assim foi condenado à morte]? ‘Porque’, dizia e le, ‘se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não as aceito. Se eu me defender, o que os juízes vão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter de re nunciar à Filosofia’.O período socrático, associado ao filósofo Sócrates (470 – 399 a.C.) revolucionou as concepçõesfilosóficas no mundo antigo, a partir da obra deste pensador e suas contribuições para asgerações posteriores de pensadores na Antiguidade.Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:I. De acordo com a escola socrática, a busca pelo conhecimento assumia um aspecto libertador,uma vez que isentava o indivíduo de abordagens míticas e religiosas sobre a realidade.II. O pensamento socr ático se desenvolveu em um contexto sócio-político de estabilidade naGrécia Antiga, que reforçou as instituições democráticas e o convívio comum.III. A concepção filosófica de Sócrates, influenciada por seu mentor Aristóteles, procura negar averdade como um conceito universal e isenta de interpretações.Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Correta I e II, apenas.
3) A Filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega que, por razões históricas e políticas, veio a tornar-se, no correr dos séculos, o modo de pensar e de se exprimir pre dominante da chamada cultura europeia ocidental, da qual, em decorrência da colonização e uropeia das Américas, nós também fazemos parte - ainda que de modo inferiorizado e colonizado. As diferentes fase s da Cosmologia, no contexto da Grécia Antiga, permitiram estruturar asabordagens filosóficas fundamentais a respeito da existência humana.Sobre estas fases, na perspectiva da História da Filosofia Antiga, analise as opções que seseguem e assinale a correta:
Correta : A se gunda fase da Cosmologia se estabelece com a criação da Astronomia, queredefiniu padrões de pensamento a respeito da natureza.
4) Quando estudamos o nascimento da Filosofia, vimos que os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a transformação e o desaparecimento de todos os seres. Preocupavam-se com o devir. (...) O mundo, dizia Heráclito, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário.Dentro do e studo da Filosofia na Antiguidade, é necessário recordar, em uma recapitulaçãohistórica, a importância do chamado ‘Período Sistemático’ enquanto escola de pensamento econceito analítico.Assim sendo, de acordo com a reflexão proposta pelo texto, analise as afirmações que seseguem, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:( ) A inspiração do período sistemático, a partir de autores como Heráclito e Tales de Mileto, sedeu no sentido de demonstrar a onipresença da Filosofia no estudo das coisas humanas.( ) A criação de um processo de sistematização do pensamento sucedeu o Período Lógico, queexpressou-se como uma difusão rápida do pensamento filosófico na G récia Antiga.( ) O conceito de ‘período sistemático’ remete à necessidade de um momento histórico, naabordagem filosófica, em organizar as reflexões e conhecimentos gerados pela postura dosgregos de questionamento da realidade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Correto F – F – V.
Explicação: