Geografia, perguntado por Lucasguindani8, 11 meses atrás

Segundo sociólogos e antropólogos que estudam casos de preconceito racial, o

preconceito está intrínseco a sociedade brasileira, que convive com uma das formas

mais perversas de racismo, que por se manisfestar de forma VELADA, CONTRIBUI

PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE UM PAÍS onde existe harmonia racial.

EM SUA OPINIÃO, A SOCIEDADE BRASILEIRA É MARCADA POR

PRECONCEITOS E PRATICAS RACISTAS?PODEMOS AFIRMAR QUE EXISTE

HARMONIA RACIAL EM NOSSO PAÍS? EXPONHA SEU PONTO DE VISTA​

Soluções para a tarefa

Respondido por Zecolmei
1

Eu sugiro você pesquisar um pouco sobre o racismo no Brasil e tirar sua própria conclusão, pois a questão exige sua opinião própria, e tenho certeza que se você pesquisar você conseguirá um monte de informação útil.

Você também pode tirar muitas informações se você pensar nos lugares que você passa por exemplo; essa questão pede apenas pra você dar a sua opinião sobre o preconceito racial no Brasil, fale se existe, o que você acha disso, etc...

Fale também se você acha que existe algum tipo de harmônia racial no Brasil.

Espero ter ajudado :)

Respondido por nelsonthomas
1
Em primeiro lugar, há que dizer-se que existem pessoas racistas e atos de racismo em nossa sociedade e em todas as outras, em relação a todas as raças. Contudo, não existe o “racismo estrutural” que boa parte dos pseudo intelectuais nos dizem que existe (como existia o “Apartheid”, na África do Sul, por exemplo). A maior prova de que não somos racistas em geral é que tivemos um presidente negro eleito já no início do Século XX. Assim, de fato, vivemos em uma harmonia racial, uma vez que não existem, por exemplo, guetos de segregação racial em nossas sociedade. A nossa discriminação é muito mais voltada contra pobres que contra negros (há muitos brancos pobres também) e, muitas vezes, o negro apenas é alvo de uma espécie de “presunção de pobreza”, que se é quebrada, extingue a discriminação (a discriminação contra negros ricos é mínima em nossa sociedade). Além disso, é muito comum que tenhamos amigos, colegas de classe e de trabalho, e vizinhos, negros e brancos, convivendo em harmonia, o que indica que não existe a “tensão racial” em nosso país, como quer dizer um setor radicalizado ideologicamente em nossa sociedade. Sobre o suposto racismo “velado”, o que tenho a dizer é que ela existe muito mais na cabeça de quem o quer ver que na realidade, uma vez que nossa convivência harmônica prova que não somos um país estruturalmente racista.
Perguntas interessantes