Ed. Física, perguntado por vex35, 9 meses atrás

Podemos afirmar que cada biotipo ou somatotipo, por ter uma estrutura diferente, também
temos que ter atividades físicas e alimentações diferentes para o mesmo objetivo? Endomorfo,
Mesomorfo, Ectomorfo (veja a imagem na cartela ou na video aula)


me ajudem​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por adnavprof
18

Resposta:

Sim

ECTOMORFOS- Pessoas desse somatotipo possuem tendência para uma pequena quantidade de gordura corporal e pouco volume muscular, sendo assim, são mais finos do que os demais e, de estrutura frágil e delicada. Quando engordam, ficam com membros finos e a gordura acumula-se mais na região abdominal.

Exercício Físico: Como esse tipo tem muita dificuldade em ganhar massa muscular e peso, normalmente as pessoas tendem a focar na musculação ou similar para ganho de massa (hipertrofia muscular).

Alimentação: A dieta dos Ectomorfos deve conter uma boa quantidade de carboidratos, divididos em até 8 refeições diárias e combinados com proteína de alto valor biológico e gorduras boas. Pessoas desse somatotipo não podem fazer jejuns prolongados nem pular refeições, pois perdem massa muscular com facilidade.

MESOMORFO -Esse somatótipo apresenta maior facilidade de ganhar volume e/ou definição muscular, que pode ou não, ser acompanhada da presença de gordura corporal. Em geral possuem corpo forte e atlético, volume do tórax maior do que o do abdômen, além de estrutura óssea maciça principalmente no punho e antebraço. Possuem pernas com tendência a serem mais grossas do que os demais somatótipos.

Exercício Físico: As atividades físicas devem ser com carga pesada e de maneira explosiva associada a treinos cardiovasculares. Deve-se focar em exercícios que alonguem a musculatura e melhorem a flexibilidade.

Alimentação: Os mesomorfos devem consumir uma boa quantidade de alimentos fonte de proteína. E devem tomar cuidado com os carboidratos simples ou de alto índice glicêmico, como doces, pães de farinhas brancas, massas, tortas, etc.

ENDOMORFO -É referente à adiposidade e tem como característica o arredondamento das curvas corporais. A pessoa tem dificuldade em perder peso e apresenta gordura localizada no abdômen e nos quadris. Por isso tem uma aparência menos definida. Pessoas com esse tipo corporal têm maior dificuldade em adquirir um corpo atleta através de exercícios e alimentação, mas como sua estrutura óssea é forte e larga têm nela uma aliada no esforço para ganhar massa muscular. No geral, o pescoço é mais grosso e curto, assim como os braços e pernas, os quadris são mais largos do que os ombros e o corpo é mais flácido.

Exercício Físico: Os exercícios mais indicados são as atividades aeróbias, com gasto energético elevado. E, se for fazer musculação, é aconselhável que seja com pouca carga e mais repetições.

Alimentação: As refeições devem ser controladas, pois qualquer excesso pode causar um aumento de peso e de medidas. Como solução, costuma-se restringir a quantidade diária de calorias dividindo-as entre 5 e 6 refeições durante o dia fazendo um equilíbrio entre gordura, proteína e carboidrato. Os Endomorfos podem ficar magros mas com esforço sempre maior.

Explicação:

Perguntas interessantes