Segundo Sobral e Peci (2008) a função organização da administração se focaliza nas atividades organizacionais e a maneira como estas serão ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. Em função do tipo de negócio e clientes a serem alcançados os administradores podem construir e adotar estruturas organizacionais mais adequadas à sua realidade. Segundo os conceitos de administração estudados, há diversos tipos de estruturas organizacionais entre as quais: a matricial, a em rede e a adhocrática. Selecione dentre as opções abaixo a única que se relaciona à estrutura em rede:
Soluções para a tarefa
Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.
Abaixo, segue o complemento da questão.
(...)
Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades.
Representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável, como resposta às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no ambiente.
Neste tipo de estrutura, o conceito de unidade de comando é rompido. Os colaboradores passam a ter duas gerências (dual), as funcionais e as de produtos.
Este tipo de estrutura se aplica bem, quando as empresas passam a diversificar seus produtos, tecnologias e mercados.
Este tipo de estrutura se refere à agregação de tarefas de acordo com as funções organizacionais.
Como sabemos, as estruturas organizacionais existem para contribui com a organização da empresa (cargos, tarefas e setores). Neste sentido, podemos destacar a Estrutura em Rede, que consiste em:
a empresa pode contratar colaboradores parceiros (home office) em diferentes partes do mundo (com o uso da internet). É uma estrutura bastante flexível e que reduz os custos administrativos da empresa.
Gabarito:
"Representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável, como resposta às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no ambiente".
Espero ter contribuído.
respota: Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades.
Explicação:
Na estrutura em rede, a divisão de trabalho é visualizada considerando o conhecimento, assim os trabalhadores ou os departamentos são definidos de acordo com a expertise que oferecem para a instituição. Essa estrutura faz uso de equipes multifuncionais.