Segundo Shapiro e Sviokla (1995), o conceito de marketing de relacionamento como estratégia para manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade (manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do cliente com a empresa (Adaptado de ENADE, 2012). Sobre marketing de relacionamento, assinale a alternativa INCORRETA.
ALTERNATIVAS
1 ) Um dos benefícios observados, quando o Marketing de relacionamento é bem sucedido, refere-se às transações que deixam de ter necessidade de renegociação de tempos em tempos e passam a ser rotineiras.
2 ) A estratégia do marketing de relacionamento pode se apoiar em quatro fontes básicas como canais de marketing , business-to-business, marketing de serviços e, ainda, o marketing direto e de banco de dados.
3 ) Podemos inferir como consequência direta do marketing de relacionamento a não necessidade de constante contato entre empresa e cliente, uma vez que ambos já conhecem seus acordos e confiam tanto nas demandas quanto nas necessidades as quais o produto ou serviço se vincula.
4 ) O marketing de relacionamento é considerado um investimento para a empresa e visa a redução de custos em esforços de atrair novos clientes, uma vez que seu objetivo é fidelizar os clientes e reduzir o tempo e dinheiro utilizados nas negociações.
5 ) No marketing de relacionamento, observamos 5 níveis de investimentos, que são: marketing básico, reativo, responsável, pró-ativo e de parceria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Número 3 está completamente errada
Perguntas interessantes