Segundo reportagem disponibilizada no site UOL, os impactos econômicos negativos gerados pela guerra na Ucrânia já sensibilizaram a projeção do governo para o crescimento do Brasil, cuja projeção foi revisada para baixo. A Secretaria de Política Econômica anunciou uma redução da sua projeção para o crescimento do PIB em 2022 de 2,1% para 1,5%. Para 2023, a projeção foi mantida em 2,5%. Em relação à inflação medida pelo IPCA, a estimativa da equipe econômica subiu a previsão de inflação de 4,70% para 6,55% em 2022, e manteve a projeção em 3,25% da inflação para 2023. No entanto, os agentes de mercado preveem crescimento do PIB menor que o estimado pelo governo, de 0,49% este ano e de 1,43% para 2022. Já para a inflação, as expectativas são de alta de 6,45% em 2022 e 3,70% em 2023, conforme o Relatório Focus mais recente. Fonte: economia. Uol. Com. Br/noticias/reuters/2022/03/17/economia-piora-projecao-de-alta-do-pib-em-2022-de-21-para-15-e-ve-inflacao-maior. Htm Segundo a reportagem apresentada acima o Guerra entre Rússia e Ucrânia tem um impacto direto sobre o valor do PIB brasileiro e seu crescimento. Uma forma de medirmos o PIB é sob a ótica da demanda agregada, que é representado pela equação: PIB = C G I X – M, onde C é o consumo das famílias, G é o gasto do governo, I é o investimento ou formação bruta de capital fixo no país, X é a exportação e M a importação. Sobre o PIB podemos afirmar que: I. O aumento da inflação reduz o poder de compra das famílias, reduzindo a demanda agregada e assim o valor real do PIB. II. A desvalorização cambial, torna os produtos exportados mais competitivos e estimula o aumento das exportações, que tem impacto negativo sobre o valor do PIB e seu crescimento. III. A Incerteza econômica gerada por uma Guerra, pode levar a redução dos investimentos na economia na Formação Bruta de Capital Fixo, o que leva a uma redução do PIB IV. Políticas do governo de aumento de gastos públicos, seja através da concessão de subsídios, investimentos em infraestrutura, auxílio em
giovannibonatto:
I, III e IV, apenas. Já corrigida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre o PIB é a Letra D) I, III e IV.
Análise das afirmações sobre o PIB:
- I - CORRETA, dado que o aumento da inflação faz com que as pessoas tenham menores condições de compra, diminuindo a demanda e o valor do PIB.
- II - ERRADA, porque o aumento das exportações faz com que haja um impacto positivo sobre o PIB.
- III - CORRETA, uma vez que a guerra causa incertezas, e assim há redução dos investimentos na economia, ocasionando em um PIB menor.
- IV - CORRETA, visto que o aumento dos gastos públicos por parte do governo ocasiona em aumento do valor do PIB, já que a demanda aumentará.
Veja mais sobre o PIB em:
https://brainly.com.br/tarefa/24875307
Anexos:
Respondido por
0
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Explicação: Já corrigida
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás