Segundo publicação da Gazeta Mercantil em 7 de Julho de 2006, “Volume de crédito vai a 36% do PIB este ano, prevê Mantega”, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o volume de crédito no país chegará a 36% do Produto Interno Bruto (PIB) ainda este ano.
Em maio, as operações de crédito totalizaram R$ 654,7 bilhões, ou 32,6% do PIB. Mantega também afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos bancos federais que mantenham a redução dos juros, o que pode facilitar o cumprimento da meta.
A carteira de crédito no fim do ano poderá ficar em torno de R$ 722 bilhões. O segmento é monitorado pelo Banco Central (evolução do crédito).
Na reunião de ontem com Lula - da qual participaram os ministros do Planejamento e Desenvolvimento, o presidente do Banco Central e os presidentes dos bancos estatais - foram detalhadas operações das cinco principais instituições federais de crédito: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.
A responsabilidade recomendada pelo ministro tem como endereço os mercados, que poderiam encarar o pedido como interferência política nas instituições federais. Para Mantega, a estratégia não pode afetar a rentabilidade dos bancos públicos.
Mantega disse: “Toda vez que alguém arranhar a reputação do Brasil e disser que está havendo farra fiscal ou monetária, sou obrigado a responder”. Mantega defendeu ainda as decisões do BC. “Se fosse mesmo conservador, teria suspendido a queda dos juros na última reunião. A política monetária está dando certo. Isso nós medimos pelos resultados práticos na economia”.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. Um) (Fernando Nakagawa) - Texto com adaptações.
De acordo com o texto “Volume de crédito vai a 36% do PIB este ano, prevê Mantega”,avalie as proposições abaixo:
1. O trecho “... o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos bancos federais que mantenham a redução dos juros”, indica que quem determina a taxa de juros da economia é o presidente da República.
2. A partir do trecho “... o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos bancos federais que mantenham a redução dos juros”, podemos inferir que taxas de juros mais baixas facilitam o crescimento econômico, ou seja, o crescimento do PIB.
3. O trecho “ O segmento é monitorado pelo Banco Central.”, refere-se a uma das atribuições do Banco Central: Controlar e fiscalizar o crédito.
Indique agora quantas proposições estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a 1.
b. Nenhuma das afirmativas.
c. As afirmações 1 e 2.
d. As afirmações 2 e 3.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A resposta é D . As afirmações 2 e 3. fiz e acertei
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás