Segundo Pasquali (2001, p. 108) “A ética é base fundamental do início do processo de avaliação psicológica. Parte-se do contexto de que este processo deve respeitar direitos e necessidades básicas humanas, cabidas as vertentes neurovegetativas, fisiológicas, comportamentais, emocionais e espirituais. Em outras palavras, o início do processo de avaliação psicológica consiste em perceber o contexto desta avaliação: a área (se clínica, hospitalar, comunitária, jurídica, educacional), a idade e gênero, o propósito, o histórico e a demanda, o local de atuação”. E conclui dizendo que a avaliação deve ser compreendida como um todo abrangente de observações e interpretações relativo a pessoas ou a determinados grupos que deve primar pelos preceitos indicados em regulamentação própria atinente à ética e ao bom senso comum.
Para que a conclusão no processo de avaliação psicológica seja satisfatório e elucidativo é necessário sucessivamente:
1. Avaliar a necessidade de empregar outros meios para sanar eventuais dúvidas que ainda não tenham respostas ou subsídios.
2. Determinar quais seriam os procedimentos técnicos adequados ao caso em análise.
3. Para embasar a investigação pericial o psicólogo necessitará coletar informações através de entrevistas psicológicas e aplicação de testes psicológicos.
4. Relatar os dados que contribuem com relevância técnica para a conclusão, mencionando as respostas que culminaram na avaliação pericial.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta do processo de avaliação psicológica:
Escolha uma:
a.
4 – 1 – 3 – 2.
b.
2 – 3 – 1 - 4.
c.
1 – 2 – 4 - 3.
d.
2 – 4 – 1 – 3.
e.
4 - 3 – 2 – 1.
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
2 – 3 – 1 - 4. Correto
JanisLynJoplin:
CORRETO!
Respondido por
18
2-3-1-4 Conferido pelo AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás