Segundo o texto “Mulheres: as desigualdades persistem” (CHIAVASSA, 2004) no ano de 1995 ocorreu em Beijing, na China, a IV Conferência Internacional da Mulher, promovida pelas Nações Unidas, momento em que os principais países participantes assumiram o compromisso de criar ações afirmativas para permitir às mulheres participação nos processos decisórios e garantir-lhes um verdadeiro Estado de Direito.
Uma das consequências dessa Conferência no Brasil foi a
( ) aprovação em 1996 de emenda à legislação eleitoral garantindo cota mínima de 20% destinada à participação de mulheres candidatas às cadeiras do Poder Legislativo.
( ) criação do Centro da Mulher Brasileira (CMB) e do Centro de Desenvolvimento da Mulher Brasileira (CDMB), as primeiras organizações do novo feminismo nacional, no fim do século XX.
( ) anulação em 1988 de uma lei que permitia aos maridos proibirem suas esposas de assumirem empregos remunerados.
( ) composição mais representativa das mulheres, no início do século XXI, no Senado e na Câmara de Deputados Federais, respectivamente, com 8 senadoras e 44 deputadas federais.
( ) permissão às mulheres trabalhadoras, independentemente da profissão, o direito de usufruírem de 25% de toda a riqueza nacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
aprovação em 1996 de emenda à legislação eleitoral garantindo cota mínima de 20% destinada à participação de mulheres candidatas às cadeiras do Poder Legislativo.
Perguntas interessantes